Topo

Cantinho do café: como ter o seu, não importa o tamanho da casa

Arrume um canto especial da casa para degustar aquele cafezinho - Unsplash
Arrume um canto especial da casa para degustar aquele cafezinho Imagem: Unsplash

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

21/04/2020 04h00

Quando o jovem casal listou o que queria na nova casa à arquiteta Elaine Gonzalez, um pedido foi especial: que o projeto contemplasse um cantinho para o café. Como eles gostam de receber amigos e familiares para jantares, deveria ser perto da sala de refeições e da cozinha, onde fosse possível degustar a bebida no fim dos encontros.

Assim, nasceu o espaço que, apesar de pequeno, é supercharmoso, com um móvel pensado para acomodar xícaras, copos e taças na parte superior (funcionando como uma minicristaleira), mais bancada em "L".

Canto do café integrado ao ambiente, como pensado por Elaine Gonzalez - KELLY PACIULO - KELLY PACIULO
Canto do café integrado ao ambiente, como pensado por Elaine Gonzalez
Imagem: KELLY PACIULO

A parte inferior inclui adega climatizada e garrafeiros, já que a intervenção acabou contemplando licores e vinhos, além de um armário fechado para louças, deixando à vista cafeteira e suporte para cápsulas.

Ter um cantinho do café, entretanto, não precisa comprometer alguns metros do cômodo. Pode ser montado em uma bancada apenas, como fizeram Amanda Tiedt e da Fabíola Cordeiro, sócias da Arquiteca Projetos Afetivos.

Não precisa de muito espaço para ter seu lugar para o café - Divulgação - Divulgação
Não precisa de muito espaço para ter seu lugar para o café
Imagem: Divulgação

A "coffee station" aproveita o canto de um balcão para apoiar moedor e pote de café, itens maiores e mais pesados, enquanto um nicho instalado acima acomoda livros sobre café, leiteira, xícaras e colheres. Coadores e a french press ficam guardados um pouco mais no alto, em armário com porta basculante.

Como montar um canto do café em casa

Veja uma seleção de ambientes fofos, garimpados na plataforma de inspiração Pinterest e dicas para pensar no seu espaço:

1. Ter um cantinho do café não significa um grande orçamento, já que são poucos os itens necessários. Cafeteira, xícaras e potes multiusos são suficientes para uma arrumação descolada.

2. Aparadores, mesas laterais, buffets e até cômodas, entre outros móveis, podem ser adotados como base para o cantinho do café, tanto na cozinha, como na sala de jantar ou mesmo na de estar.

3. O estilo rústico, com uma pegada mais industrial, combina muito com a proposta da "coffee station". É boa ideia apostar no cinza e no metal na composição do espaço.

4. Por se tratar de um ambiente que pode sujar com certa facilidade, uma boa opção é apostar em cores escuras, como preto, para evitar manchas visíveis sobre o móvel.

5. Amarelo, vermelho e a queridinha rose gold são cores bem-vindas como complemento. Podem aparecem em detalhes da prateleira, louças e quadros decorativos.

6. Aconchego é a premissa de um espaço como esses. Entre os materiais, a madeira traz a sensação de acolhimento e combina perfeitamente com a cor dos grãos de café.

7. Peças minimalistas integram-se ao ambiente de forma equilibrada e delicada. Isso vale tanto para o itens adotados como para as cores escolhidas.

8. Mesas com rodas são práticas, pois permitem que o cafezinho seja levado para perto dos convidados, em diferentes áreas da casa.

9. É superimportante que os cantinhos do café tenham tomadas de voltagem adequada por perto e uma bancada de apoio, inclusive para preparo de comidinhas que acompanham o café.

10. Manter as xícaras penduradas, além de economizar espaço, é um bom recurso para decorar o ambiente.

11. A pegada industrial também combina muito com o cantinho para café. Louças básicas e vidros completam o estilo básico, sem muitos frufrus.

Fontes: Elaine Gonzalez, da UMM Arquitetura de Interiores; Letícia Arismendes, head de Comunicação e Conteúdo da Mobly; e Pedro Flores, designer de mobiliário, da rede Habitissimo.