Topo

Como ter uma rede dentro de casa ou apartamento e ganhar um canto sossegado

Menos é mais no apartamento projetado por Antonio Armando de Araújo, que ganhou rede a pedido da moradora - Julia Ribeiro
Menos é mais no apartamento projetado por Antonio Armando de Araújo, que ganhou rede a pedido da moradora
Imagem: Julia Ribeiro

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

19/04/2020 04h00

De volta ao Rio de Janeiro, depois de rodar o mundo sozinha durante quatro anos, a carioca Babi Cady decidiu cadastrar o apartamento onde mora na plataforma Airbnb. Além de fonte de renda, seria uma maneira de ela manter contato com viajantes de todos os cantos.

Na decoração, não faltaram redes, instaladas na sala e em um dos quartos. Os hóspedes, é claro, caíram de amores pelos cantinhos de relax. E tem como não ser seduzido por um espaço assim?

Babi Cady fez questão de incluir redes na decoração do apartamento, no Rio - Camila Codazzi - Camila Codazzi
Babi Cady fez questão de incluir redes na decoração do apartamento, no Rio
Imagem: Camila Codazzi
Filha de pai baiano, Babi quis trazer para dentro do apê em Copacabana - batizado de Nossa Casa - um pouco da cultura nordestina com a qual convive desde sempre. Também quis resgatar lembranças de experiências vividas nos últimos anos, pelos países que visitou.

"Gosto de rede para dormir ou ficar refletindo, enquanto balanço. Sempre que encontro uma pelo caminho, fico por ali. Ao montar o apartamento para o Airbnb, percebi a importância da rede ao longo da minha viagem. E os hóspedes têm usado bastante. Fico tão feliz quando vejo que eles também estão aproveitando", diz.

Queridinha do espaço

Babi não é a única fã. Quando o arquiteto Antonio Armando de Araújo recebeu a incumbência de projetar a casa de uma psicóloga, havia um pedido especial: encontrar um espaço para rede dentro do imóvel, pois a moradora é leitora assídua e queria um canto onde pudesse passar horas com seus livros.

Rede traz mais alegria para a área de lazer projetada pelo arquiteto Antonio Armando de Araújo - Mariana Orsi - Mariana Orsi
Rede traz mais alegria para a área de lazer projetada pelo arquiteto Antonio Armando de Araújo
Imagem: Mariana Orsi

Em outro projeto que ele desenvolveu, o maior desejo do casal de moradores era ter uma área de lazer aberta, em que eles pudessem organizar festas e a filha de seis anos tivesse espaço para brincar. "A rede, feita por artesãs de Pedro II, no Piauí, foi posta em ponto estratégico, de forma que ficasse atraente", comenta Antonio Armando.

O arquiteto explica que não existe uma medida exata de espaço necessário para intervenções como essa. "Quanto mais aberta a rede, melhor fica. Quando fechada, além de não ser visualmente elegante, não é nada funcional", pontua o especialista.

Segundo Antonio Armando, o que determina a altura em que a rede deve ser instalada é a distância entre as paredes. Se muito longe uma da outra, mais baixo deverão ser instalados os armadores (ganchos). "Se precisar, use cordas para ter uma abertura maior", ensina. A altura do chão até a rede deve considerar o gosto do morador, mas especialistas sugerem variar de 40 a 60 cm.

Na parede ou no teto

Projeto das arquitetas Luciana Uras e Evelyne Grande, do Studio ArquitetURAS: parafusar os ganchos armadores na parede é melhor alternativa - Luis Carlos Gomes - Luis Carlos Gomes
Projeto do Studio ArquitetURAS: parafusar os ganchos armadores na parede é melhor alternativa
Imagem: Luis Carlos Gomes

Se a ideia é ter uma rede com curvatura acentuada, mas as paredes são afastadas, o melhor é prender a peça no teto, adotando-se a distância que quiser entre as pontas, considerando o conforto de quem vai usá-la. Nesse caso, devem ser sempre fixadas na laje. Forros em geral não aguentam o peso, como alertam as arquitetas Luciana Uras e Evelyne Grande, do Studio ArquitetURAS.

Já nas paredes, a indicação das arquitetas é instalar os ganchos a 1,70 de altura. Detalhe: é importante saber qual tipo de tijolo foi utilizado na construção das paredes - se maciços ou blocos ocos. Isso porque blocos ocos (mais comuns em apartamentos) pedem mais atenção e precisam estar bem fixados.

Luciana e Evelyne observam que o uso de ganchos armadores parafusados é a melhor alternativa, já que podem ser instalados em qualquer tipo de parede, seja com tijolo maciço ou com blocos ocados.

Use só quando quiser

No terraço do apartamento assinado por Camila Cordista, a rede entra e sai de acordo com a intenção dos moradores - Julia Herman Fotografia - Julia Herman Fotografia
No terraço do apartamento assinado por Camila Cordista, a rede entra e sai de acordo com a intenção dos moradores
Imagem: Julia Herman Fotografia

A característica versátil da rede permite transformar ambientes de acordo com a vontade ou a necessidade. Ou seja, não precisa, obrigatoriamente, deixá-la exposta em determinado lugar, caso não queira.

No terraço do apartamento assinado pela designer de interiores Camila Cordista, do escritório Cordista Interiores e Lighting, por exemplo, os moradores podem montar uma mesa rápida e tomar café da manhã curtindo a paisagem, receber amigos para um churrasco ou curtir o pôr do sol deitados na rede preguiçosa