Topo

Prepare um peixe grelhado com purê de banana caramelizada e quiabo tostado

Peixe grelhado com purê de banana caramelizada, quiabo tostado e curry - mathewemerick
Peixe grelhado com purê de banana caramelizada, quiabo tostado e curry Imagem: mathewemerick

Pedro Fonseca

De Nossa

15/04/2020 04h00

Matheus Emerick

Matheus Emerick

QUEM É

Mathew - como é conhecido nas redes - passou pelos restaurantes Santé (Brasília) e Maní (São Paulo), entre outros. Hoje comanda o canal "Emerick na Cozinha"

Nascido em Brasília e hoje radicado em Florianópolis, Matheus Emerick, 27 anos, não comanda um grande restaurante ou tem seu nome citado nas revistas segmentadas.

Pelo contrário: adepto à cozinha contemporânea e afetiva, o jovem chef aposta mesmo é no aconchego de sua casa para divulgar suas receitas "Emerick na Cozinha".

Essa personalidade se traduz no peixe grelhado com purê de banana caramelizada e quiabo tostado, preparo compartilhado com o Nossa.

LEIA A RECEITA COMPLETA

Da avó à chef famosa

Seu encanto pela gastronomia começou logo aos três anos de idade, quando acompanhava sua família no preparo de comidas, principalmente gelatinas e mousses - tanto que sua primeira recordação de prato é dessa época, quando fez uma mousse de maracujá de liquidificador com sua avó:

"Foi ali que me deparei com o poder de criação, cuidado ao próximo e a sensação de tranquilidade. Hoje, posso dizer que a cozinha é o lugar que mais me traz paz", conta.

O jovem cozinheiro iniciou o curso de gastronomia no Instituto de Educação Superior de Brasília, mas não chegou a se formar na área.

Mais criações de Matheus Emerick

Sua escola foi a prática da cozinha, pois logo no início da carreira teve a oportunidade de se mudar para São Paulo e trabalhar em locais como Cór Gastronomia até conhecer a chef Helena Rizzo, e passar pelo Maní e também pelo Manioca.

"Ela sempre foi minha maior inspiração, desde seu estilo de cozinha até a estética do restaurante. Meu maior sonho era trabalhar com ela", revela.

A cozinha afetiva e contemporânea definem o estilo de Matheus - Instagram/mathewemerick - Instagram/mathewemerick
A cozinha afetiva e contemporânea definem o estilo de Matheus
Imagem: Instagram/mathewemerick

Apesar de ter realizado seu sonho ainda muito jovem, Matheus acredita que a faculdade trouxe uma base de cortes, regras, conduta e higiene, mas o maior aprendizado é dentro de restaurante.

"Conheci muita gente renomada nesse período, como o Rodrigo Oliveira, do Mocotó. A prática te traz outro tipo de crescimento", explica.

Da vida para o prato

Matheus conta com uma forte base afetiva e intuitiva para cozinhar, mistura vivências, erra, acerta e dá sua cara às invenções.

"Guiado pelo inusitado", sua maior preocupação é criar um momento único a quem degusta suas criações: "Sempre tento combinar sabores, técnicas e estética de uma forma coesa, para a pessoa não se esquecer da experiência", finaliza.