Topo

Como dessalgar bacalhau: confira o tempo ideal para cada tipo de preparo

Dessalgar o bacalhau é fundamental para qualquer tipo de preparo - Adobestock
Dessalgar o bacalhau é fundamental para qualquer tipo de preparo
Imagem: Adobestock

De Nossa

09/04/2020 16h46

A Páscoa batendo na porta e muitas famílias preparam um tradicional bacalhau. Alguns fazem as postas com azeite e alho, outras apostam na bacalhoada às natas ou até num folhado de bacalhau.

Porém, de nada adianta ser criativo na receita se você não dessalgar o bacalhau direito. Por isso, trouxemos algumas dicas básicas para você não errar e preparar uma iguaria deliciosa na sexta-feira santa ou no domingo.

Aquela crosta de sal do bacalhau seco é uma forma de conservação do alimento que vem de muito longe - os vikings já preparavam o ingrediente desta forma. Atualmente, o peixe já é mergulhado em salmoura tão logo é pescado e posto para secar.

O Conselho Norueguês de Pesca descreve que o grande segredo nessa etapa é o tempo, que depende da altura das postas e a peça escolhida. O indicado é a colocação do peixe em um recipiente de água fria, com pedras de gelo, dentro da geladeira e usar duas partes de água para cada parte de bacalhau.

Bacalhau da Noruega de Páscoa - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Indicação de tempo de dessalgue e troca de água:

  • Bacalhau Desfiado: 6 horas (trocar a água de 3 em 3 horas)
  • Postas normais: 24 horas (trocar a água de 6 em 6 horas)
  • Postas grossas: 40 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
  • Postas muito grossas: 48 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
  • Lombos muito grossos: 72 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)

A recomendação da banqueteira Rita Atrib é que, depois de dessalgado, é possível congelá-lo por até seis meses - seque bem o peixe, pincele com azeite e acondicione em um pote hermeticamente fechado.

E, na hora de preparar, não ferva o bacalhau! Após o dessalgue, ele pode (e deve) ser tratado como qualquer tipo de peixe, o que significa que é preciso ter cuidado no preparo para que ele não desmanche. Se desejar, apenas escalde em água fervendo antes do preparo para um pré-cozimento.