Topo

Páscoa: conheça a tradição de pintar ovos naturais e rechear com amendoim

A tradição dos ovinhos de Páscoa passa por gerações no Sul do país - iStock
A tradição dos ovinhos de Páscoa passa por gerações no Sul do país
Imagem: iStock

Flávia G. Pinho

Colaboração para Nossa

08/04/2020 04h00

Reproduzir receitas de família é a especialidade de Helena Maas Brandt, 30 anos. Todo fim de semana, ela e o marido, Rafael Ferreira, transformam a própria casa, localizada em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, no café Helena Iguarias Artesanais.

Bolos, tortas e cucas de tempos passados compõem o menu do café. Mas, por ali, Domingo de Páscoa não é dia de comer chocolate. Assim como faziam sua mãe, sua avó e sua bisavó, Helena mantém a tradição de pintar cascas de ovos e recheá-las com amendoim caramelizado, conhecido na região Sul como cri-cri.

"Desde que a família chegou da Alemanha, o costume de pintar ovos continua passando de geração em geração. A gente aprende e reproduz, sem se perguntar por quê", conta Helena.

ovinhos de pascoa personagem - iStock - iStock
Helena e Rafael transformam a casa em café no final de semana
Imagem: iStock
O ritual começa semanas antes da Semana Santa, quando as famílias começam a juntar as cascas de ovos. O truque para mantê-las íntegras, ela ensina, é remover a clara e a gema através de um pequeno furinho, da espessura de um dedo, e lavá-las com água, sabão e um pouquinho de água sanitária.

A hora da pintura é a mais divertida. "Quando as crianças são muito pequenas e ainda acreditam no Coelho da Páscoa, os adultos costumam fazer surpresa. Depois que os filhos crescem, todos são chamados a participar."

Helena usa guache para a decoração dos ovos. Mas a avó dela, dona Iraci Maas, 81, lembra que originalmente os ovos eram pintados com papel crepom."A gente grudava, nas cascas, pedacinhos de papel de cores fortes molhados no vinagre. No dia seguinte, era só tirar o papel e a cor permanecia."

30 ideias para inspirar

Caça aos ovos

Depois de recheados com amendoim, os ovinhos são escondidos pela casa, para que a criançada brinque de caça aos ovos. "Até hoje guardo várias casquinhas pintadas, que uso para decorar a casa na Páscoa", ela conta.

A receita da família de Helena é a tradicional - o amendoim é caramelizado apenas com água e açúcar cristal, mais um pouquinho de bicarbonato, cuja função é impedir que os grãos grudem uns nos outros.

priscila ovos 01 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Priscila faz uma versão gourmet do amendoim, com Nutella e café espresso
Imagem: Arquivo pessoal

Já a blogueira Priscila Schulz, 31 anos, de Guaraniaçu, no Paraná, prepara o cri-cri de outro jeito. A receita que ela aprendeu com a mãe e a sogra leva chocolate em pó, mas a versão que aparece em seu blog, o Receita Esperta, exibe adaptações. "O chocolate em pó pode ser substituído por creme de avelã, como opcional. E troquei a água por café espresso, muda bastante a cor e o sabor."

Aprenda a fazer o amendoim em duas versões

Amendoim Cri-Cri Tradicional

ovinhos de pascoa cri cri - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Os ovinhos naturais são limpos, pintados e recheados com amendoim doce
Imagem: Arquivo pessoal
Ingredientes
3 xícaras de amendoim cru com casca
3 xícaras de açúcar cristal
1 ½ xícara de água
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Como fazer
Misture todos os ingredientes na panela, exceto o bicarbonato, e mexa sem parar em fogo médio.

Quando o açúcar começar a derreter e envolver os amendoins, adicione o bicarbonato e continue mexendo até que se forme uma crostinha crocante.

Desligue, espalhe os amendoins sobre uma superfície e espere esfriar. Dá para rechear de 20 a 25 casquinhas de ovos.

Receita de Helena Maas Brandt

Amendoim Cri-Cri com Café

ovinhos cricri - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Ingredientes
3 xícaras de amendoim cru com casca (500 g)
2 xícaras de açúcar cristal ou demerara
1 xícara de café espresso
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de chocolate em pó ou creme de avelã (opcional)

Como fazer
Na panela, coloque o amendoim, o açúcar e o café. Misture bem e acrescente o fermento e o creme de avelã.

Em fogo médio, mexa sem parar até a mistura secar. Nesse ponto, o amendoim fica esbranquiçado e opaco, mas não pare de mexer até que o açúcar volte a derreter e ficar brilhante.

Desligue imediatamente, espalhe o amendoim em uma assadeira grande até esfriar. Se for preciso, com as mãos, separe os amendoins antes de servir ou rechear os ovinhos.

Receita de Priscila Schulz, do blog Receita Esperta.