PUBLICIDADE
Topo

Eu mereço

Eu mereço: aprenda a fazer bolo de frutas vermelhas, petit gateau e mais

Helena Mazza
Imagem: Helena Mazza

Fernanda Fadel

De Nossa

25/03/2020 04h00

Helena Mazza

Helena Mazza

QUEM É

Paulista de 27 anos, passeou pela publicidade e pela moda antes de assumir a confeitaria como paixão. Foodstylist, tem uma dos mais lindos perfis "doces" do Instagram, onde compartilha receitas saudáveis.

O encanto pelos doces veio muito cedo. Ainda na infância, aos 5 anos, Helena se deliciava em fazer bolos na casa da vizinha. "Era fissurada em ver a massa batendo, crescendo, assando e também em prová-los". Aos 15, já cozinhava em casa para os amigos.

Helena também viveu de perto a magia da produção de doces da empresa da família, a confeitaria Brunella, em São Paulo. "Os doces eram muitos bonitos e, com certeza, me inspiraram". Prova disso, são as receitas que ela selecionou para o leitores de Nossa: o petit gateau de chocolate vegano, o bolo de frutas vermelhas e a torta de maçã vegana (clique sobre o nome do doce para ver a receita completa).

A confeiteira começou a carreira produzindo doces para casamento baseados na pâtisserie francesa (com manteiga, farinha de trigo, açúcar refinado) e mudou de linha dentro da confeitaria depois de trabalhar em um restaurante com produtos sem glúten e sem lactose.

Torta de maçã de Helena Mazza: toque de foodstyling na produção das fotos - Helena Mazza/Divulgação
Torta de maçã de Helena Mazza: toque de foodstyling na produção das fotos
Imagem: Helena Mazza/Divulgação
O interesse não parou por aí. Especializou-se no ramo de confeitaria funcional - voltada para os alérgicos, intolerantes e celíacos - no National Gourmet Institute, em Nova York (EUA). "Descobri que muitas doenças autoimunes vêm da alimentação e me especializei nisso", diz.

Antes de voltar ao Brasil, integrou a equipe do Blue Hill, um restaurante com estrela Michelin e teve certeza que não "queria trabalhar na boca do fogão de um restaurante todos os dias". E encontrou a paz e a realização que queria no país natal ao fazer as próprias receitas saudáveis.

Gosto, respiro e trabalho foodstyling".

Atualmente, desde que iniciou o movimento de quarentena por conta do coronavírus, Helena compartilha suas receitas no seu Instagram. Para ela, "abraçar" as panelas nesse período de isolamento, em que muitas pessoas vão ficar ansiosas e nervosas em casa, é uma necessidade, tanto para se alimentar, quanto para aproximar e relaxar.

As receitas de Helena para Nossa

Divulgação
Imagem: Divulgação

Petit gateau de chocolate vegano - veja receita

Helena Mazza/Divulgação
Imagem: Helena Mazza/Divulgação

Bolo de frutas vermelhas - veja receita

Helena Mazza/Divulgação
Imagem: Helena Mazza/Divulgação

Torta de maçã vegana - veja receita