Topo

Potes de vidro que iriam para o lixo viram decoração da casa

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

24/03/2020 04h00

Se o lixo é destino certo para os potes de vidro que lotam a despensa da sua casa, talvez você ainda não conheça o "upcycling", o processo de transformação de descartes em novos materiais ou produtos.

Tatiane Bueno, designer de interiores e personal organizer da Casa 88 Design, explica que o conceito nada mais é do que a reutilização criativa de resíduos, artefatos inúteis ou mesmo indesejados para criar produtos com maior valor ambiental ou de melhor qualidade.

No Pinterest, plataforma de inspiração, não faltam ideias para transformar potes de vidro nas mais diferentes peças:

1.Terrário

Os potes, muito bem higienizados, podem ser utilizados na montagem de terrários fechados. Para reforçar o aspecto rústico, vale decorar as tampas com sisal.

2.Suporte para banheiro

Um pedaço de madeira, braçadeiras de metal e potes do mesmo tamanho são suficientes para criar um prático suporte para banheiro, que pode acomodar de pincéis de maquiagem a escovas e acessórios.

3.Mini-horta

Falta de vasos e jardineiras não pode ser desculpa para não ter as próprias ervas fresquinhas em casa. O vidro nem precisa ganhar decoração. Etiquetas adesivas reutilizáveis ou tinta própria para marcações com giz são suficientes para identificar as plantas.

4.Porta-talheres

No dia a dia ou no jantar especial com os amigos, dispor os talheres em potes de vidros apenas com etiquetas e mensagens divertidas traz graça à mesa. Pode-se deixar os vidros em suporte de metal ou apenas sobre a bancada.

5.Luminária

Se tem uma criação bastante graciosa com os potes vazios são as luminárias. Com velas de led ou minilâmpadas a pilha, é possível investir em mil e uma possibilidades. O vidro pode receber verniz fosco. Para pendurar na parede, bastam uma base de madeira e ganchos preso por parafuso. As alças de sisal você aprende a fazer logo abaixo.

6.Porta-velas

Sal grosso, arroz, café, areia… Escolha um deles e despeje até quase a metade de um vaso limpo, para servirem como “cama” para velas de diferentes tamanhos. Arremate com um laço de sisal e pronto!

7.Vaso

Para um vaso descolado, que fica lindo em qualquer canto, você só precisa de um pedaço retangular de papel adesivo (tipo Contact) e um pedaço de barbante para envolver o vidro. A mesma peça casa perfeitamente com um mesa de trabalho, para acomodar canetas, lápis e pincéis.

8.Porta-mantimentos

Os potes de vidro vazios podem retornar à cozinha, reaproveitados para guardar grãos, temperos etc. Também não precisa de muito recurso: vale pintar as tampas com tinta spray e usar etiquetadoras para dar nome aos mantimentos.

Faça você mesmo

Que tal aderir à onda, arregaçar as mangas e fazer a própria customização? A designer Tatiane Bueno ensina a técnica para transformar simples potes de conserva e de geleia em vasos delicados e porta-lápis funcional.

Vaso com alça

Vaso com alça - Divulgação - Divulgação
Vaso com alça
Imagem: Divulgação

Você vai precisar de:

- 1 pote de vidro grande de conserva

- 1 metro de sisal 50 centímetros de corda

- 2 argolas para acabamento

-2 terminais (peça de bijuteria)

- Cola quente

Como fazer:

Passe cola quente no bocal do vidro e vá enrolando o sisal. Antes de finalizar, passe as argolas, uma de cada lado, para criar o efeito de gancho. Coloque um terminal em cada ponta da corda (alça) e prenda às argolas.

Cachepô para suculentas e porta-lápis

Cachepô para suculentas e porta-lápis  - Divulgação - Divulgação
Cachepô para suculentas e porta-lápis
Imagem: Divulgação

Você vai precisar de:

Cachepô para suculentas

- 1 pote de vidro pequeno (de conserva, geleia ou mel)

- 1 metro de sisal Cola quente

Porta-lápis:

- 1 pote de vidro grande

- Tinta spray metálica na cor de preferência

Como fazer:

Cachepô para suculentas:

Simples de tudo: é só passar cola quente ao redor do vidro e colar o sisal, fila por fila.

Porta-lápis:

Proteja uma superfície com papelão. Cubra também a sua roupa, pois a tinta spray espirra longe. Borrife a tinta, mantendo cerca de 30 cm de distância do vidro. Espere secar e passe a segunda demão.