Topo

Next in Fashion: entrevistamos Minju Kim, vencedora do reality da Netflix

A designer de moda Minju Kim, vencedora da primeira temporada do reality "Next in Fashion", na Netflix - Divulgação
A designer de moda Minju Kim, vencedora da primeira temporada do reality "Next in Fashion", na Netflix
Imagem: Divulgação

Gustavo Frank

De Nossa

18/03/2020 04h00

Feminilidade, estampas ousadas e volume: esses são alguns dos traços que fizeram com que Minju Kim se destacasse na primeira temporada do "Next in Fashion", reality show de moda da Netflix, apresentado por Alexa Chung e Tan France.

Na competição, a coreana venceu 17 designers de todo o mundo e levou o prêmio ao apresentar uma coleção inspirada em Frida Kahlo — com destaque para o vestido de noiva inspirado no autorretrato da pintora mexicana como Tehuana, traje usado por mulheres que habitam o Istmo de Tehuantepec.

"Quando criei o vestido de noiva, queria que ele pudesse ser extremamente bonito e libertador, simultaneamente. Acredito que as roupas confortáveis são as que fazem com que as mulheres mostrem sua beleza natural, inclusive o vestido de noiva - a peça mais romântica no guarda-roupa feminino. O equilíbrio entre o que é 'vestível' e a estética é o que eu procuro no meu trabalho", reflete Minju Kim em entrevista ao Nossa.

Vestido de noiva - Reprodução/Netflix - Reprodução/Netflix
Vestido de noiva inspirado na obra de Frida Kahlo
Imagem: Reprodução/Netflix

Frida Kahlo - Reprodução - Reprodução
Autorretrato de Frida Kahlo como Tehuana
Imagem: Reprodução

Eternizar-se a si na moda

Ideias como essa vêm naturalmente para Minju Kim. Do seu ponto de vista, a moda é um meio de eternizar sentimentos e, principalmente, despertá-los — tanto para quem a executa como para quem veste.

"Meu processo criativo acontece de forma natural. Eu sou inspirada no que me emociona. Quero sempre ser honesta sobre as coisas que eu amo e poder me apaixonar pelo o que crio. Isso me mantém focada na coleção até o fim da estação", pontua ela, que já vestiu artistas como os grupos de kpop BTS e Red Velvet.

Coleção La Casa Azul MINJUKIM SS20  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Coleção La Casa Azul MINJUKIM SS20
Imagem: Reprodução/Instagram

Coleção La Casa Azul MINJUKIM SS20  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Coleção La Casa Azul MINJUKIM SS20
Imagem: Reprodução/Instagram

Fronteiras

Esse mesmo discurso é costurado não só em suas roupas como também na composição de sua personalidade, como artista e mulher.

"A beleza na minha própria personalidade e a voz dentro do meu coração foram as maiores descobertas que a moda trouxe para a minha vida", opina. "A moda me representa de uma forma muito especial. Vestir minha própria coleção me traz fortes atitudes sobre o que eu amo e acredito".

A estética oriental me torna única e especial"

"Nós, mulheres, temos um sentido natural para a beleza e desejo por ela. Acredito que ser estilista e mulher me torna mais sensível sobre moda e design (...) Além disso, a estética oriental me torna única e especial. Nós temos nossa própria beleza, que nos diferencia dos ocidentais.".

Minju Kim - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Coleção La Casa Azul MINJUKIM SS20
Imagem: Reprodução/Instagram

Coleção La Casa Azul MINJUKIM SS20 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Coleção La Casa Azul MINJUKIM SS20
Imagem: Reprodução/Instagram

"Eu não quero dizer sim facilmente para mim mesma"

Engana-se ainda quem confunde a fragilidade de Minju Kim, ao longo do reality, com insegurança. Pelo contrário, são as dúvidas que permeiam a cabeça da designer que fizeram com que ela ganhasse os US$ 250 mil e o lançamento da coleção na loja online Net-a-Porter, referência em alta costura.

"Eu sou uma pessoa muito confiante, realmente acredito em mim mesma. Quando crio e desenho alguma coisa, nunca me dou por satisfeita até o fim. É um processo importante, em que me questiono várias vezes: 'isso é o melhor ou não?', porque eu sei que sempre posso fazer melhor. Eu não quero dizer sim facilmente para mim mesma. Isso me faz crescer e romper com o que eu já tenho".