Topo

Galeto suculento feito em casa é possível. Veja dicas

Galeto bem feito em casa é possível - Getty Images
Galeto bem feito em casa é possível
Imagem: Getty Images

Juliana Simon

De Nossa

17/03/2020 04h00

Quem resiste à casquinha crocante e à carne macia de um bom galeto? Sucesso em churrascarias e restaurantes em que as grelhas protagonizam o ambiente, o prato também pode ser feito em casa. Basta seguir dicas de quem conhece o preparo de cor e salteado.

Para ajudar os cozinheiros amadores de plantão, Carlos Mangini, do tradicional O Brazeiro (São Paulo) conta os segredos do galeto perfeito.

Como escolher o melhor frango?

A diferença está sempre na qualidade da matéria-prima. Nos mercados e açougues, a sugestão é buscar por um frango resfriado e, em último caso, o congelado, por conta da quantidade de água que dificulta o assar, acaba queimando com mais facilidade e deixa a carne mais rígida.

Tempero do galeto fica ao gosto do chef - Getty Images - Getty Images
Tempero do galeto fica ao gosto do chef
Imagem: Getty Images
Carlos lembra a importância de checar a data de validade, ou seja, a data do abatimento. "Quanto mais fresco, sem passar por processos de congelamento, melhor será a qualidade do frango", aponta.

Como temperar

O Brazeiro usa marinada, seu tempero secreto. Carlos, porém, entrega que a combinação de ervas, cebola, alho, limão, vinagre e vinho branco é o suficiente para deixar o galeto pronto para a grelha. Mas fica ao critério do "chef" o uso de temperos mais adocicados e defumados.

A dica é molhar o frango umas duas ou três vezes durante o processo, ideal para que o sabor pegue e ele fique mais suculento.

Como fazer na grelha de casa

Olho na grelha para o galeto ficar perfeito - Getty Images - Getty Images
Olho na grelha para o galeto ficar perfeito
Imagem: Getty Images

A sugestão de Carlos é a técnica de frango aberto no espeto: "dessa maneira, o assado fica mais homogêneo e conseguimos controlar melhor todo o processo".

O ideal é começar a assá-lo a 40 a 45 centímetros de altura do fogo, durante uns 15 minutos até que ele comece a ficar um pouco mais firme.

Depois, o indicado é descer de 10 a 15 centímetros para mais próximo do fogo, para que ele comece a ficar mais dourado por fora e concentre mais os sucos por dentro. Deixar mais uns 15 minutinhos e descer o frango para próximo do fogo para dar uma boa dourada na pele e deixá-la mais crocante.

O frango leva em média 45 a 50 minutos para ficar bem assado.

Dica em casa: ao utilizar grelha, tomar cuidado para não usá-la muito quente, pois a pele pode grudar e acabar deixando marcas de queimado.

Legumes grelhados, farofa e batata são os acompanhamentos ideais para seu galeto - Getty Images - Getty Images
Legumes grelhados, farofa e batata são os acompanhamentos ideais para seu galeto
Imagem: Getty Images

Vai bem com...

Farofa, uma boa maionese de legumes e batata ou também, legumes assados na brasa (abóbora, abobrinha, berinjela e cogumelos), além da tradicional polentinha frita são os acompanhamentos ideais para seu galeto.