Topo

Vai pegar avião? Veja os principais cuidados para se proteger do covid-19

O coronavírus trouxe novas medidas de comportamento nos aeroportos - Getty Images
O coronavírus trouxe novas medidas de comportamento nos aeroportos Imagem: Getty Images

Pedro Fonseca

De Nossa

16/03/2020 12h53

Está com viagem marcada e preocupado com a possibilidade de pegar uma infecção a bordo? Apesar do risco de ser contaminado em um avião ser menor do que em um shopping ou escritório, existem medidas simples que você pode tomar para se proteger.

Separamos as respostas para as perguntas mais frequentes feitas para a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Aita) de como se prevenir contra o coronavírus no transporte aéreo. Também conversamos com Amílcar Tanuri, professor titular do Departamento de Genética do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Como me comporto no aeroporto?

As principais medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde para os passageiros em um voo são: lavar ou higienizar as mãos regularmente, evitar tocar outras pessoas, cobrir a boca quando for tossir ou espirrar, não viajar se ficar mal e de maneira alguma ter contato com alguém que pareça resfriado.

Preciso usar máscara?

A recomendação é usar uma máscara se não estiver se sentindo bem. Caso contrário, não há necessidade de fazê-lo.

O avião é o lugar mais perigoso para contrair o vírus?

Comparado com outros locais aglomerados, uma aeronave moderna tem o ar da cabine alterado com mais frequência. O oxigênio fornecido à cabine é fresco ou filtrado através de filtros HEPA, da mesma eficácia (99,97% ou superior) na remoção de vírus que os utilizados nas salas de cirurgia. O maior risco é se alguém permanecer no ambiente enquanto estiver doente com uma infecção viral. Portanto, manter uma boa higiene pessoal é fundamental.

Na fila de embarque tem risco?

Amílcar Tanuri recomenda não fazer aglomerações antes dos embarques: "É importante entrar de forma organizada e devagar, com espaçamento de pelo menos um metro entre os passageiros".

Como me certifico que o avião está higienizado?

Outra recomendação de Amílcar é conversar com a tripulação sobre a última vez que a aeronave foi higienizada e verificar se os banheiros estão abastecidos com sabão e álcool gel.

É verdade que sentar na janela é mais seguro?

O especialista diz que isso não passa de um mito: "Não há evidência científica que comprove essa afirmação. Estar na janela ou corredor não impacta na contaminação, o mais importante é lavar bem as mãos".

Como me mantenho atualizado?

Se quiser saber mais informações sobre a situação em aeroportos ao redor do mundo, o site da Aita traz as atualizações mais recentes sobre restrições de viagem relacionadas ao surto de coronavírus.