Topo

Feng Shui harmoniza energia e ajuda a criar decoração aconchegante

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

13/03/2020 04h00

Se uma casa bem montada já traz aquele aconchego gostoso e a sensação de bem-estar, quando a decoração ganha reforço do Feng Shui - a técnica chinesa de harmonização de ambientes -, aí é que não dá nem vontade de sair à rua, só para ficar curtindo nosso cantinho particular.

É o que mostramos a seguir, com ajuda da arquiteta e designer Elaine Gonzalez, à frente da UMM Arquitetura de Interiores, com formação em Feng Shui através da especialista Silvana Occhialini.

"A técnica visa a harmonização dos ambientes, por meio da liberação do fluxo de entrada de energia, da disposição dos móveis, uso de cores, objetos e curas transcendentais. Trabalhamos com o baguá sobreposto à planta do imóvel, alinhando e reconhecendo a localização das áreas específicas correspondentes", explica.

Como identificar os espaços na casa

Para quem não tem muita familiaridade com o Feng Shui, baguá é um octógono que identifica os cantos de um imóvel associados aos campos importantes na vida de cada pessoa - no caso: carreira (trabalho), espiritualidade e sabedoria, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade e filhos, mais amigos e viagens, que resultam em equilíbrio e saúde, geralmente localizado ao centro.

"O baguá pode ser aplicado na planta do imóvel como um todo (coincidindo a porta de entrada com a área de trabalho) e, também, de maneira mais específica, por ambiente ou mesmo em um móvel, como a mesa de trabalho ou de estudo, por exemplo. Tudo isso nos conecta à lembrança da informação e energia que queremos trabalhar", argumenta Elaine.

Harmonia versus bom gosto

Neste apartamento de 60 m² na capital paulista, a proprietária, recém-divorciada que mora com o filho, recorreu ao Feng Shui para garantir uma boa energia para o novo ciclo, valorizando um décor prático e bastante econômico. As principais intervenções no imóvel foram:

1. Energia liberada

Entrada e varanda: relacionamentos - Kelly Paciulo  - Kelly Paciulo
Entrada e varanda: relacionamentos
Imagem: Kelly Paciulo
A entrada de energia (chamada de chi ou prana) em um ambiente é de extrema importância. Por isso, o ambiente deve ser o mais livre possível. Aqui, a arquiteta Elaine optou por liberar todo o espaço para o living, adotando uma mesa de jantar compacta na varanda. Como o local também coincide com a área do relacionamento, que fala de amor e relações em geral, sobressai a cor rosa (associada ao sentimento). Além disso, parte dos itens decorativos (pendentes, lanternas, bowls?) é adotada aos pares. "Os acessórios também traduzem essa atmosfera, com borboletas, corações e mensagens escolhidas especialmente com esse enfoque", diz a profissional.

2. Espelho para a criatividade

Espelhos: criatividade - Kelly Paciulo  - Kelly Paciulo
Espelhos: criatividade
Imagem: Kelly Paciulo

O espelho, além de proporcionar a sensação de amplitude em qualquer ambiente - e ser ótimo recurso para espaços reduzidos -, é um item que instiga a criatividade na casa, já que representa o elemento prata. "O guá também está relacionado aos filhos e, por isso, há fotos pessoais, de sobrinhos e crianças alegres nos porta-retratos na mesa lateral", ensina Elaine.

3. Cor que estimula o sucesso

Cor: sucesso - Kelly Paciulo  - Kelly Paciulo
Cor: sucesso
Imagem: Kelly Paciulo
Neste apartamento, o guá de sucesso coincide com o quarto do filho da proprietária. Para estimular tal área da vida, recomenda-se adotar a cor vermelha, que simboliza o sucesso. "Como se trata de uma cor quente e mais intensa, para não trazer muita agitação e afetar o sono, apostamos no mix com o azul, tom que traz a calma necessária para o descanso", explica a especialista. De acordo com ela, velas em LED e abajures são bem-vindos nesta área, trazendo luz para reforçar esse clima de conquista.

4. Família pede solidez

Elementos que remetem à solidez: família - Kelly Paciulo  - Kelly Paciulo
Elementos que remetem à solidez: família
Imagem: Kelly Paciulo
Pelo Feng Shui, a área da família pede elementos com referência à solidez. Por isso, optou-se pelo uso de um quadro que retrata montanhas, mais a adoção da cor verde (associada à natureza) e do próprio elemento madeira (igualmente ligada à vida natural), presente na estante da sala. "Além de trazer essas referências nas informações de fotos, livros e no material da peça, marca um ponto no living que tem tudo a ver com o gosto da proprietária pela leitura", observa Elaine.

5. Elementos valorizados

Equilíbrio dos quatro elementos: emoções - Kelly Paciulo  - Kelly Paciulo
Equilíbrio dos quatro elementos: emoções
Imagem: Kelly Paciulo

Com o intuito de reforçar o lado emocional, já que a proprietária está entrando em nova fase de vida, a decoração contempla o equilíbrio dos quatro elementos. A Água, por exemplo, aparece no quadro acima do sofá. A decoração da sala ainda acomoda cristais, simbolizando a Terra; um sino-do-vento preso no batente da porta de acesso à varanda, referência ao Ar; e a porta principal pintada de amarelo-ouro, associado ao Sol, representante do Fogo.

6. Cortinas leves para as janelas

Cortinas fluidas: melhor visão do mundo - Kelly Paciulo  - Kelly Paciulo
Cortinas fluidas: melhor visão do mundo
Imagem: Kelly Paciulo

A arquiteta ressalta a importância de se adotar cortinas fluidas e delicadas para cobrir as janelas, uma vez que as ventanas representam os olhos e as formas com que os moradores enxergam o mundo. "É um cuidado especial que deve ser adotado", orienta. Além do mais, nos dois quartos, as áreas de comando foram levadas em consideração, posicionando camas e bancada de estudos em posição privilegiada em relação à porta. Isso para os moradores terem visão de quem entra e sai do ambiente, garantindo um melhor posicionamento frente a todos os acontecimentos da vida.

7. Tons alegres para energizar

Cores fortes: mais energia - Kelly Paciulo  - Kelly Paciulo
Cores fortes: mais energia
Imagem: Kelly Paciulo

Além de trabalhar as cores associadas a cada canto do baguá, Elaine observa que vale a pena investir em tonalidades que estimulem bons desejos e sensações nos moradores. Nessa decoração, por exemplo, não faltam tons vibrantes, como amarelo, turquesa e pink, justamente para incentivar a alegria e a energia no dia a dia de mãe e filho.