Topo

Curte Cake Boss? Conheça por dentro a fábrica da Carlo's Bakery no Brasil

A entrada da fábrica da Carlo´s Bakery, em São Paulo - Divulgação
A entrada da fábrica da Carlo´s Bakery, em São Paulo
Imagem: Divulgação

Pedro Fonseca

De Nossa

13/03/2020 04h00

Já imaginou como funciona a famosa confeitaria comandada por Buddy Valastro? A equipe de Nossa foi convidada para passar uma tarde na fábrica do Brasil, em São Paulo, e conhecer Mauro Castano, braço direito e cunhado do Cake Boss.

Logo ao entrar no local, você encontra bolos espetaculares que mais parecem obras de arte. O responsável pela criação das "esculturas doces" aqui no país é Rick Zavala, vencedor da Batalha dos Confeiteiros, reality da TV Record, que teve Buddy como jurado.

Passando por esse corredor, chegamos à fábrica. Ela é dividida em quatro setores: sala para delivery, geladeira para estoque dos produtos, sala de decoração e a cozinha onde são feitos todos os quitutes para abastecer as quatro lojas existentes na cidade.

Sala de criação onde Rick Zavala cria os bolos da Carlo´s Bakery no Brasil - Divulgação - Divulgação
Sala de criação onde Rick Zavala cria os bolos da Carlo´s Bakery no Brasil
Imagem: Divulgação

Sabores abrasileirados

"A gente fez uma adaptação, porque a fábrica em New Jersey é gigante, com quase 8 mil metros quadrados. Usando a tecnologia deles, montamos uma para suportar nosso abastecimento, mas, futuramente, vamos expandir", explica Marcos Kherlakian, proprietário da marca no Brasil.

Segundo Marcos, a maior dificuldade foi montar o cardápio: "Com base em muita pesquisa, houve um processo de tropicalização de produtos, pois os ingredientes brasileiros são distintos dos americanos", diz. As mudanças foram aprovadas pelo Boss: "A última vez que o Buddy nos visitou, fez uma degustação dos produtos e ficou encantado".

Para se ter uma ideia, por mês são produzidos uma tonelada de creme de confeiteiro, 500 quilos de brigadeiro, 70 mil cannolis e 25 mil cupcakes.

A fábrica da Carlo´s Backery, onde a mágica acontece - Diculgação - Diculgação
A fábrica da Carlo´s Backery, onde a mágica acontece
Imagem: Diculgação

O braço direito de Buddy

Mauro Castano posa ao lado de um bolo que Rick Zavala fez em sua homenagem - Divulgação  - Divulgação
Mauro Castano posa ao lado de um bolo que Rick Zavala fez em sua homenagem
Imagem: Divulgação
Uma presença ilustre da visita foi Mauro Castano, que começou a trabalhar na confeitaria antes de seu cunhado. É uma história bem curiosa: em 1989, o italiano radicado nos EUA estava atrás de emprego e decidiu bater na porta de Bartolo Valastro, pai de Buddy. Acabou se apaixonando pela filha do chefe e começou a namorar com ela.

Castano conta que, nesse período, precisava carregar o cunhado, então com 12 anos, a todo canto: "Me lembro de sair com a Maddalena e ser obrigado a levar seu irmão mais novo com a gente".

Quem diria que anos depois ele assumiria o negócio do pai e se tornaria uma celebridade."

Falando em fama, ele diz que a vida da família não mudou em nada desde a estreia de Cake Boss, em 2009: "A gente continua igual, somos as mesmas pessoas que vocês veem no programa. O que mudou mesmo são as viagens e compromissos".

Tivemos de nos adaptar à fama, mas a essência familiar ficou intacta."

Família Valastro durante passeio à Disney - Instagram/buddyvalastro - Instagram/buddyvalastro
Família Valastro durante passeio à Disney
Imagem: Instagram/buddyvalastro

Mauro acredita que o reality mudou a forma que se faz entretenimento gastronômico na televisão. "Muitas séries gastronômicas só existem hoje graças ao sucesso do Cake Boss", diz. Mas ele mesmo evita assistir ao programa.

Me ver na televisão é muito estranho, não dou audiência a mim mesmo".

Bastidores do reality

Os bolos incríveis que encantam as pessoas no programa são resultado de um trabalho árduo. "O que aparece por dez minutos na TV, às vezes leva dias para ficar pronto. O processo é muito desgastante e leva tempo", diz Castano. "Eu acordo cedo para trabalhar e chego tarde em casa, essa é minha realidade".

Mas qual o maior desafio que ele já enfrentou na cozinha? O confeiteiro elege o bolo inspirado nas máquinas do filme Transformers. "Foi de longe o maior, não apenas pelo tamanho como pelos detalhes necessários para deixá-lo de pé", conta.