Topo

Macacos "lutam por comida" nas ruas da Tailândia após ausência de turistas

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

De Nossa

12/03/2020 13h01

Uma cena que viralizou graças a vídeos nas redes sociais nesta quinta (12) tem chocado os moradores da cidade turística de LopBuri, na Tailândia. Na gravação, os macacos que se abrigam em templos budistas bastante visitados da região lutam nas ruas por comida.

Locais especulam que a ausência de turistas, em consequência do coronavírus, seja o motivo. Isso porque, segundo o jornal, muitos deles têm como hábito alimentá-los durante as visitas realizadas por lá.

De acordo com a imprensa local, a cena chocou os moradores, que afirmaram nunca terem visto uma cena semelhante antes. O motorista de táxi Biew Um-in declarou ao site "Thai Rath" ter visto um grupo de macacos procurando por comida em um mercado local. Já Somchai Unakong, residente de LopBuri de 75 anos, vê o ocorrido como um "mau presságio para o país".

Turismo em Lopburi

Lopburi - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Localizada a aproximadamente três horas de viagem de Bangkok, o local chama a atenção dos turistas por trazer ruínas e templos antigos, que podem render fotos e passeios extraordinários para quem estiver disposto a se aventurar.

A cidade é ainda mais conhecida pela livre circulação de macacos na região. Estima-se que três mil deles vivam por lá.

Os animais no local são tratados como divindades, em consequência do poema épico de origem hindu "Ramakian" (versão tailandesa do "Ramayana" indiano) — o nome Lopburi, inclusive, vem da obra.

Segundo o "Ramakian", Sida, esposa de Rama, príncipe da Tailândia na antiguidade, foi sequestrada e resgatada por Hanuman, um macaco com poderes especiais que alcançou a imortalidade.

Celebração

Lopburi - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Nos finais de novembro é realizado o Festival dos Macacos. Realizado pela primeira vez em 1989, a festa serve um banquete para os animais. A celebração costuma reunir turistas nessa época do ano.