Topo

Chocotorta com doce de leite é receita fotogênica e rápida de Lili Fujiy

Chocotorta de Lili Fujiy - Reprodução/Instagram
Chocotorta de Lili Fujiy Imagem: Reprodução/Instagram

Fernanda Fadel

De Nossa

11/03/2020 04h00

Lili Fujiy

Lili Fujiy

Quem é

Lili aprendeu a cozinhar com a ajuda da mãe e da sogra aos 30 anos. Virou food stylist e suas obras são verdadeiras poesias gastronômicas publicadas em blog e Instagram

Quem hoje vê os belos suculentos doces de Lili Fujiy, pensa que seu talento culinário veio com ela desde muito cedo. Mas não foi assim a trajetória da cozinheira autodidata, exímia confeiteira, que hoje se auto intitula "dona de casa".

"Fui aprendendo aos poucos, cuidando da casa e das pessoas ao meu redor. E comecei a gostar dessa vida", revela.

Ao admirar as fotografias desta bela chocotorta (veja receita) cedida ao Nossa Cozinha, não desconfiamos da descoberta tardia da vocação. "Tem inúmeras versões dela, mas a que recomendo é esta com biscoitos, doce de leite argentino e café", diz

Chocotorta de Lili Fujiy - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

"O toque final da sobremesa é com um pouquinho de rum", indica Lili - que ainda acrescenta um dado importante: o quitute fica pronto em 20 minutos.

Suas sobremesas ficam ainda mais irresistíveis porque, além do domínio do preparo, ela tem maestria na arte do food styling. E é fatal: registra com paixão e precisão os pratos que enchem os olhos e saciam apetites.

Lili é ex-economista e conta que aprendeu a cozinhar com o apoio da mãe e de Dona Stella, falecida sogra argentina, ao "abandonar a carreira, diploma, salário e bônus no final do ano".

Cozinhar virou um ato de independência, uma revolução pessoal. E também uma forma de agregar pessoas e cuidar dos afetos"

Nessa transformação, deixou o apartamento na frenética São Paulo para viver em uma casa plácida no meio das montanhas da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais.

Chocorta de Lili Fujiy - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Chocorta de Lili Fujiy
Imagem: Arquivo pessoal

E é lá, no meio do silêncio do mato, que Lili põe à prova a excelência de suas poesias gastronômicas, no espaço de um clique para quem quiser admirar suas obras açucaradas e aprender a fazê-las para deleite próprio.

Clique e veja a receita completa de chocotorta de doce de leite