Topo

As ombreiras estão de volta? Presença nas ruas e passarelas diz que sim

Christian Vierig/Getty Images
Imagem: Christian Vierig/Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

08/03/2020 04h00

Não é novidade para ninguém a viagem entre o passado e o futuro feita pela moda. Desta vez, a parada é nos anos 80: década em que as ombreiras invadiram o guarda-roupa das mulheres.

As peças com os ombros marcados não surgiram à toa. Muita gente acredita que o visual cria a impressão de postura e predominância. Sendo, portanto, um aliado fashion para a conquista de espaço e liderança no mercado de trabalho, predominantemente masculino na época - e batalha necessária ainda hoje.

Gigi Hadid desfilando para a coleção outono/inverno 2020/2021 de Isabel Marant - Peter White/Getty Images - Peter White/Getty Images
Gigi Hadid desfilando ombreiras em peça de lã para a coleção outono/inverno 2020/2021 de Isabel Marant
Imagem: Peter White/Getty Images

Peça-chave cheia de poder

Uma jaqueta que se diferencia da composição restante mais básica, um vestido que entrega a imposição do look dos ombros (literalmente) aos pés ou uma blusa que cria o formato triangular para o corpo: a ombreira está em todo lugar.

Laura Fernandez - Reprodução - Reprodução
Com mais de 270 mil seguidores no Instagram, Laura Fernandez já trabalhou para grifes como Gucci e Dolce & Gabbana
Imagem: Reprodução

"Os blazers e camisetas são minhas peças favoritas, porque normalmente são tecidos mais grossos e dão uma valorizada na peça", opina a influencer e modelo Laura Fernandez, fã assumida do recurso.

A ideia de peças como essas é agregar traços geométricos e, a partir disso, chamar a atenção para o busto e o que ele sustenta, como golas diferenciadas e joias, sejam elas colares ou brincos.

Ombreira DYI

Laura dá ainda dicas sobre como introduzir as ombreiras de forma criativa: "Qualquer blusa pode ter ombreira, é só você colocar um enchimento e pronto. Esse enchimento pode ser meia, papel, ou fazer uma própria ombreira com tecido mesmo".

Nossa seleção