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Decoração exclusiva: cerâmica de Noni traz leveza em peças únicas

Cerâmica da designer Fernanda Giaccio, da marca Noni - Divulgação
Cerâmica da designer Fernanda Giaccio, da marca Noni
Imagem: Divulgação

Marcela Braz

Colaboração para Nossa

05/03/2020 04h00

Fernanda Giaccio

Fernanda Giaccio

Profissão

designer de produto por trás da marca Noni

Formação

bacharel em Design Industrial, na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Quem vê as peças delicadas de Fernanda não imagina o suor e as lágrimas envolvidas no processo de transformar lama em ouro.

Quando ainda estava na faculdade começou a trabalhar em um ateliê, onde aprendeu técnicas de modelagem. Naquela época, também atuava com design gráfico em uma agência e abriu o site da Noni em paralelo. A dedicação total só aconteceu quando a empresa faliu em 2016, e todos os funcionários foram demitidos. Era a hora de fazer o projeto da cerâmica virar.

Nada de glamour - mas muito prazer

Dedicada a dar o acabamento perfeito às xícaras, copos e bowls produzidos em seu ateliê, ela garante que a vida de empresária e ceramista não é nada glamourosa. "A palavra que define a cerâmica é disciplina. Você não pode vacilar de jeito nenhum", diz. "Ela é feita a 1200 °C, mas o resultado é leve. É um paradoxo".

A ideia de Fernanda é integrar essa racionalidade à "poesia do artesanato". Segundo ela, a maioria dos ceramistas se deixa levar pelo material, ou seja, começa a modelar e vai se libertando antes de ter um conceito estruturado. Mas na Noni é diferente. "Eu tenho projeto, paleta de cores, uma linha, uma fórmula, uma linguagem. Às vezes sacrifico a função pela forma, a forma pela função. Vai do que eu gosto e da minha estética", explica.

Mesa de trabalho de Fernanda Giaccio - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Depois de desenhado o projeto, cada item passa por um processo de modelagem, acabamento e esmaltação, feitos à mão, um a um. O objetivo é garantir a singularidade de cada peça. Ainda assim, elas são feitas em coleções, conectadas pelo mesmo conceito. São complementares e dialogam entre si.

Xícaras da marca Noni confeccionadas em cerâmica  - Divulgação - Divulgação
Xícaras da marca Noni confeccionadas em cerâmica
Imagem: Divulgação

Ceramista x empresária

"Ter um negócio é muito difícil. Mas é igual ter um filho: dá o maior trabalho, mas se você tem, você gosta", acredita. Para Fernanda, o melhor momento é o de embalar o produto e mandar para o cliente: Ufa! A peça deu certo".

Minha arte combina com...

Gypso @gypso.sp

"São duas amigas queridas, amo as peças que elas produzem e acho que temos uma afinidade estética que se aproximam"

Arqvo @arqvo_

"A ideia de tudo ter uma identidade e um conceito é muito parecido com a minha ideia de construção de marca"