Topo

Concurso busca o "melhor alfajor do mundo" em Buenos Aires

Alfajor - Getty Images/iStockphoto
Alfajor Imagem: Getty Images/iStockphoto

da EFE, em Buenos Aires

05/08/2022 12h15

Um júri especializado busca, em um concurso realizado em Buenos Aires, o "melhor alfajor do mundo", título pelo qual concorrem cerca de 300 exemplares de uma iguaria de grande tradição em países como a Argentina, onde é o doce mais popular.

Em uma galeria localizada no coração da Calle Florida, uma das principais áreas comerciais e turísticas da cidade, junto à Avenida Corrientes, a primeira edição da "Feria Argentina del Alfajor" reúne desde a última segunda-feira produtores de todo o país que expõem e vendem suas receitas, em um evento que terminará na sexta-feira com a eleição do mais destacado alfajor do mundo.

"Estamos degustando cerca de 300 alfajores vindos da Argentina e de outras partes do mundo. Serão dois dias de degustação e na sexta anunciaremos o melhor alfajor do mundo", declarou Juan José Soria, diretor técnico da feira.

No total, 12 especialistas, entre confeiteiros, empresários, jornalistas e 'influenciadores' de alfajores, devem analisar exemplares enviados pelas empresas participantes, submetidos a uma avaliação sensorial em teste cego, atribuindo uma pontuação às características sensoriais estabelecidas.

Alfajor - Guillermo Spelucin Runciman/Getty Images/iStockphoto - Guillermo Spelucin Runciman/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Guillermo Spelucin Runciman/Getty Images/iStockphoto

Os alfajores concorrem em categorias como "melhor chocolate amargo ou branco", "melhor doce de leite", "melhor recheio de frutas" e "melhor biscoito", mas também em aspectos como tamanho e embalagem.

Em cada uma dessas categorias serão concedidas medalhas de ouro, prata e bronze e, por fim, os vencedores de cada categoria concorrerão para ser o "Melhor Alfajor do Mundo 2022".

Sobre o método do concurso, Soria esclareceu que os jurados "provam os alfajores aleatoriamente" e anotam os dados, que são coletados ao final da competição.

"O alfajor é entregue em bandejas pretas em que o conteúdo não pode ser visto. O jurado só o destampa quando chega à mesa", destacou o porta-voz do concurso.

A origem do alfajor

Segundo o site oficial do concurso, a palavra "alfajor" vem do árabe "al-hasu", cujo significado é "o recheio", que tradicionalmente consistia em uma base de pasta de amêndoa, nozes e mel.

Essa iguaria acabou introduzida na Espanha durante a invasão árabe da Península Ibérica e ficou para sempre em sua cultura.

Alfajor - Inayá Marques/Getty Images/iStockphoto - Inayá Marques/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Inayá Marques/Getty Images/iStockphoto

Foi assim que a imigração espanhola exportou esse apetitoso doce para a Argentina, inicialmente com formato retangular. A forma redonda com a qual alcançou fama foi elaborada pelo químico francês Augusto Chammás, que em 1869 abriu uma pequena fábrica na Argentina dedicada à fabricação de doces e geleias.

Desde então, o conceito cresceu para adquirir a magnitude de hoje, já que o alfajor, onipresente na sociedade argentina, é elaborado em uma infinidade de formas e tamanhos.