Topo

Espanha impõe quarentena a viajantes que chegam de vários países africanos

Para viajantes oriundos do sul da África circularem pelas ruas de Madri (foto), assim como de outras cidades na Espanha, será necessário cumprir um período de quarentena de dez dias após o desembarque - Meng Dingbo
Para viajantes oriundos do sul da África circularem pelas ruas de Madri (foto), assim como de outras cidades na Espanha, será necessário cumprir um período de quarentena de dez dias após o desembarque Imagem: Meng Dingbo

da EFE, em Madri

30/11/2021 10h09

A Espanha impôs a partir da meia-noite de hoje (30), horário local, dez dias de quarentena a todos os viajantes provenientes de áreas consideradas de alto risco, devido à variante ômicron do coronavírus que surgiu em vários países da África Austral.

O Boletim Oficial do Estado (BOE) publicou ontem (29) a ordem do Ministério da Saúde com esta medida restritiva para voos que cheguem à Espanha, com ou sem escalas intermediárias, a partir de qualquer aeroporto localizado no Botsuana, Suazilândia, Lesoto, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Zimbábue.

Estão excluídos os passageiros em trânsito que sejam residentes ou titulares de vistos de longa duração de países europeus e Estados Schengen associados, Andorra, Mônaco, Vaticano e San Marino, a caminho desses países, bem como a tripulação aérea necessária para realizar atividades de transporte aéreo.

Os viajantes devem ser colocados em quarentena por dez dias após a chegada à Espanha ou durante sua estada, o que for mais curto nesse período.

Este período pode terminar mais cedo se no sétimo dia o viajante for submetido a um teste diagnóstico de infecção ativa com resultado negativo.

Os testes aceitos serão o NAAT ou outros baseados em técnicas moleculares equivalentes, bem como testes de antígenos que tenham rendimento mínimo de 90% de sensibilidade e 97% de especificidade.

Durante a quarentena, eles devem permanecer em suas casas ou alojamento e limitar o acesso a terceiros.

Devem também restringir sua circulação somente ao que for essencial, como comprar alimentos, medicamentos ou necessidades básicas, ir a centros de saúde ou por motivos de força maior.