Topo

Miami recebe primeiros voos diretos com estrangeiros com vacinação completa

Primeiro voo direto de estrangeiros vacinados a chegar pós-pandemia no Aeroporto de Miami era da Lufthansa, vindo de Munique - Reprodução/Twitter Miami Airport
Primeiro voo direto de estrangeiros vacinados a chegar pós-pandemia no Aeroporto de Miami era da Lufthansa, vindo de Munique Imagem: Reprodução/Twitter Miami Airport

da EFE, em Miami

09/11/2021 09h33

O Aeroporto Internacional de Miami, importante destino turístico nos Estados Unidos, recebeu nesta segunda-feira os primeiros estrangeiros vacinados com contra a covid-19 com todas as doses recomendadas pelos laboratórios, incluindo 293 passageiros em um voo da Lufthansa procedente de Munique.

Após pouco mais de um ano e meio de fechamento devido à pandemia do coronavírus, os EUA se reabriram hoje por vias terrestres e aéreas a viajantes estrangeiros de uma lista de países que inclui o Brasil.

Na tarde desta segunda, o ambiente nos terminais de chegada do aeroporto estava agitado com o fluxo habitual de passageiros da Europa e a chegada de turistas e viajantes ansiosos para reencontrar familiares, bem como os portadores de visto e nativos.

No entanto, todos os viajantes internacionais tiveram que apresentar provas de um programa de vacinação completo e um teste PCR negativo realizado não mais do que 72 horas antes do voo.

No aeroporto, o rugido dos motores dos aviões atestou o início da recuperação do tráfego aéreo e da normalidade, após a suspensão das restrições impostas devido à crise sanitária.

A administração do espaço espera que o tráfego internacional cresça claramente agora que o governo dos EUA está permitindo que todos os estrangeiros vacinados de mais de 30 países anteriormente restritos entrem no país pela primeira vez desde o início de 2020.

Voos internacionais caíram pela metade devido a restrições

Seis desses países — Brasil, Reino Unido, Espanha, França, Alemanha e Itália — estão entre os 20 mercados internacionais mais movimentados do Aeroporto Internacional de Miami, segundo a administração.

No setor do turismo, que é o maior gerador de empregos na Flórida, espera-se que o fim das restrições de viagem propicie a tão esperada recuperação pós-pandêmica.

Na Grande Miami, que abrange partes de dois condados vizinhos, Broward e Palm Beach, o turismo é o maior gerador de empregos, e em 2020 as chegadas de visitantes caíram 52% em comparação com 2019.

Isso põe fim às restrições de viagem inicialmente aplicadas pelo ex-presidente Donald Trump, que foram mantidas pelo atual chefe de Estado, Joe Biden, que chegou à Casa Branca em janeiro deste ano.

A abertura das fronteiras vem logo após os EUA terem atingido 70% de sua população adulta totalmente vacinada, já está administrando doses de reforço aos maiores de 65 anos e começou esta semana a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade.