Topo

Chave que dava acesso ao Palácio Real de Madri será leiloada no México

A chave do Palácio Real de Madri que irá a leilão - Reprodução/Morton Subastas
A chave do Palácio Real de Madri que irá a leilão Imagem: Reprodução/Morton Subastas

da EFE, na Cidade do México

18/09/2021 12h04

Uma chave feita em bronze em 1886 que deu passagem livre para o Palácio Real de Madri será leiloada na Cidade do México em 23 de setembro de 2021, anunciou a empresa especializada Morton Subastas.

"O objeto peculiar foi uma distinção conferida pelo Rei da Espanha como um sinal de apreço. A pessoa que a recebeu era muito próxima ao monarca, por isso era usada com orgulho em qualquer vestido formal. Seu domo tinha passagem livre no Palácio Real de Madri para a Câmara Interna", publicou a casa de leilões em uma nota oficial anunciando a venda.

A chamada Câmara Interna — ou câmaras fechadas — era um espaço privado onde muito poucos, além do rei e sua família, podiam entrar sem aviso prévio.

"Entre aqueles que tiveram o privilégio de acessar esse espaço livremente estavam os nobres senhores, portadores desta chave", acrescenta o texto, que lembra que chaves como essa foram dadas durante os reinados de Fernando VII, Isabel II, Alfonso XII e Alfonso XIII.

A chave é avaliada por especialistas da Morton Subastas em estimativas de até 20 mil pesos mexicanos (cerca de R$ 5,22 mil) e é acompanhada de medalhas e decorações por diferentes méritos.

"As pessoas que detinham este reconhecimento não tinham mais funções específicas dentro da corte e não prestavam mais serviços, sendo sua atribuição um sinal de apreço real", destaca a nota.

"A chave foi recebida do Rei Alfonso XIII por Alfonso de Bustos y Ruiz de Arana, segundo Duque de Huete. Cujo neto, Alfonso de Bustos doou — uma das quatro pessoas com títulos nobres da realeza espanhola atualmente vivendo no México — decidiu vendê-lo em leilão", completa o comunicado.

Uma fotografia assinada pelo rei emérito Juan Carlos e pela rainha Sofia da Espanha, que foi entregue aos convidados no dia de seu casamento em 1962, também será leiloada no mesmo evento.