Topo

Chile anuncia que abrirá fronteiras "prontamente" com melhora da pandemia

Bellavista, em Santiago: bairro famoso pela vida noturna - Piero Damiani/Getty Images
Bellavista, em Santiago: bairro famoso pela vida noturna Imagem: Piero Damiani/Getty Images

21/08/2021 09h50

O governo do Chile anunciou nesta sexta-feira que abrirá "prontamente" as fronteiras aos turistas levando em conta a melhora contínua da pandemia e o sucesso do processo de vacinação, graças ao qual quase 84% da população-alvo já foi completamente vacinada.

"Em breve anunciaremos como avançaremos na questão das fronteiras, mas queremos fazer isso gradualmente, porque não queremos perder esta boa situação epidemiológica que temos", disse Paula Daza, subsecretária da Saúde Pública.

O fechamento das fronteiras, criticado pelo setor turístico, foi total até 26 de julho, quando o país começou a permitir as viagens de cidadãos e residentes estrangeiros com a vacinação completa.

Atualmente, tanto turistas como cidadãos não vacinados estão proibidos de sair ou entrar no Chile, a menos que obtenham uma autorização excepcional para residir permanentemente no exterior, realizar trabalho essencial para o país, trabalho humanitário ou tarefas essenciais relacionadas à saúde.

O protocolo estabelece que qualquer pessoa que entre no Chile deve fazê-lo com um teste de PCR negativo, se submeter a outro teste no aeroporto da capital e cumprir dez dias de quarentena obrigatória em seu domicílio ou em uma casa de saúde.

Após uma grave segunda onda que colocou o sistema hospitalar sob pressão entre março e junho, a pandemia está sob controle no Chile, onde a taxa de positividade nacional - o número de positivos a cada 100 mil testes de PCR — é de 1,2%, um dos mais baixos desde o início da crise.

Nas últimas 24 horas, foram confirmadas 763 novas infecções e 42 novas mortes, elevando o total para 1,63 milhão de infecções e 36.566 mortes.

As autoridades sanitárias também contabilizaram 5.324 casos ativos e menos de 900 doentes em unidades de tratamento intensivo (UTI), um número que não era visto desde o início da pandemia.