Topo

Equador muda exigências para viajantes e exige PCR para passageiros do Brasil

Turistas brasileiros terão de apresentar teste negativo para o coronavírus para entrar no Equador - Getty Images/Westend61
Turistas brasileiros terão de apresentar teste negativo para o coronavírus para entrar no Equador Imagem: Getty Images/Westend61

01/07/2021 08h00Atualizada em 01/07/2021 08h03

Quito, 30 jun (EFE).- O novo período de validade para a apresentação do cartão com doses completas de vacinas contra a covid-19 e uma exigência especial para voos do Brasil são alguns dos requisitos que estarão em vigor a partir da meia-noite de hoje no Equador para passageiros de voos internacionais, informou a Corporación Quiport, que gere o aeroporto internacional de Quito.

Esse é um dos aspectos contemplados dentro dos protocolos preparados pelo COE (Comitê de Operações de Emergência) em 10 de junho e que entrará em vigor nesta madrugada.

A nova resolução do COE prevê a apresentação de um teste PCR ou antígeno para detecção do coronavírus de no máximo 72 horas antes e com resultado negativo. Crianças menores de 2 anos estão isentas dessa apresentação.

Uma alternativa é apresentar um comprovante de vacinação contra a Covid, com doses completas. A dose final precisa ter sido tomada 14 dias antes do desembarque. Porém, essa opção não serve para quem chega do Brasil, que precisa apresentar o teste negativo de toda forma.

Mesmo com o teste, ao chegar ao território equatoriano, o viajante procedente de aeroportos brasileiros terá que passar dez dias em isolamento em casa ou em qualquer lugar de hospedagem de sua escolha e às suas custas. Já os vacinados com todas as doses e os 14 dias de garantia estarão isentos da quarentena.

A Quiport lembrou também que o COE decidiu aprovar diretrizes para o acesso a Galápagos, que entrarão em vigor a partir desta meia-noite e devem ser cumpridas por todas as pessoas, incluindo equatorianos.

É obrigatório apresentar um resultado negativo de um PCR ou teste de antígeno, realizado até 72 horas antes do voo, ou apresentar o comprovante de vacinação contra o coronavírus, também com 14 dias até o desembarque.

"No caso de turistas estrangeiros, eles podem entrar desde que tenham resultados certificados de laboratório de seu país de origem dentro dos horários estabelecidos nesta diretriz no momento da entrada nas ilhas", destacou o COE.

O Equador confirmou até agora 458.504 infecções por coronavírus, segundo o Ministério de Saúde Pública, que relata um total de 21.560 mortes, incluindo casos confirmados e prováveis de covid-19.