Topo

Peru recebe Ano Novo Andino com tradicional festa inca do Inti Raymi

Atrizes usando máscaras no Inti Raymi, em Cuzco - Jose Carlos ANGULO / AFP
Atrizes usando máscaras no Inti Raymi, em Cuzco Imagem: Jose Carlos ANGULO / AFP

25/06/2021 09h22

A tradicional celebração inca do Inti Raymi, ou Festa do Sol, suspensa em 2020 devido à pandemia da Covid-19, voltou nesta quinta-feira para encher os olhos no complexo arqueológico de Sacsayhuaman, na região de Cusco, no sul do Peru, para marcar o início do Ano Novo Andino.

A música dos 'pututos', conchas usadas como instrumentos de sopro, marcou o início do espetáculo do Inti Raymi, uma antiga festa religiosa do Império Inca para acolher o novo ano e adorar o que chamavam de "divindade dourada" a cada solstício de inverno, em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador.

A fortaleza de Sacsayhuaman, na antiga capital inca, serviu de cenário para cerca de 400 artistas, incluindo músicos, dançarinos e atores, que representavam o soberano inca, sacerdotes e os povos que compunham seu império, que ao norte chegou até Pasto, na Colômbia, e ao sul até o rio Maule, no Chile.

A cerimônia luxuosa, que desta vez foi celebrada sem público, foi marcada por presságios e um pedido de unidade para o ano bicentenário da independência do Peru. O país vive uma fratura política e social após as eleições presidenciais de 6 de junho.

Ator atua como o Imperador Inca, na recriação de um antigo ritual durante o Festival Inti Raymi em Cuzco, Peru - Jose Carlos ANGULO / AFP - Jose Carlos ANGULO / AFP
Ator atua como o Imperador Inca, na recriação de um antigo ritual durante o Festival Inti Raymi em Cuzco, Peru
Imagem: Jose Carlos ANGULO / AFP

Culto ao sol

No centro da solene praça ancestral, a figura estelar do Inca e os sacerdotes renovaram a promessa de fidelidade ao deus Inti, a quem ofereceram a chicha sagrada, uma bebida tradicional das comemorações, e pediram que ele lhes dê prosperidade.

Ao seu redor, centenas de pessoas usavam trajes incas coloridos e tradicionais enquanto dançavam e davam oferendas ao Sol.

O ponto alto do festival veio com o sacrifício de uma lhama e a subsequente auscultação de seu coração para prever o futuro, que, segundo o Inca pouco antes de coroar a cerimônia, está cheio de presságios "muito doces, de bem-estar, poder, integridade, progresso e unidade". No entanto, uma advertência foi feita: "Governar com prudência, justiça e honestidade".