Topo

Reino Unido estuda isentar viajantes totalmente vacinados da quarentena

Viajantes em aeroporto no Reino Unido - Getty Images
Viajantes em aeroporto no Reino Unido Imagem: Getty Images

22/06/2021 09h36

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, confirmou nesta segunda-feira que seu governo "estuda" isentar de quarentena os viajantes procedentes do exterior que estejam totalmente vacinados contra a covid-19, mas advertiu que "será um ano difícil para as viagens".

Antes da fala de Johnson, o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, confirmou que está sendo realizado um programa-piloto para comprovar se é possível eximir do isolamento de dez dias as pessoas imunizadas com as duas doses que tiverem contato com alguém contagiado no Reino Unido.

"No que diz respeito às viagens, também vamos estudar isso. Mas quero ressaltar que, não importa o que aconteça, este será um ano difícil para as viagens. Haverá problemas, atrasos, porque a prioridade é manter o país seguro e evitar que o vírus entre", disse Johnson em ato oficial.

Hancock explicou à emissora "BBC" que o programa-piloto das autoridades sanitárias substitui a quarentena por testes diários de antígenos durante um período de sete dias, de modo que, se o resultado for negativo, será permitido sair de casa.

Se este sistema for considerado confiável para prevenir a propagação do coronavírus, pode se estender também aos viajantes vacinados que chegam de fora do Reino Unido. Por outro lado, uma série de condições seria imposta.

O governo britânico prevê revisar nos próximos dias a lista "verde" de países considerados seguros (com isenção de quarentena aos viajantes) como destinos de viagem.

De acordo com os dados oficiais mais recentes, 31,34 milhões de pessoas já estão totalmente vacinadas com duas doses (59,5% da população adulta) no Reino Unido, enquanto 42,96 receberam pelo menos a primeira, 81,6%. Desde o início da pandemia, o país já contabilizou 127.976 mortes por complicações derivadas da covid-19.