Topo

França afirma ter multado 141 viajantes por desrespeitar confinamento

O governo francês introduziu estas medidas para controlar a propagação no país de novas variantes do coronavírus e na quarta-feira antecipou que novos países serão acrescentados à lista - J.J. Guillén/EFE
O governo francês introduziu estas medidas para controlar a propagação no país de novas variantes do coronavírus e na quarta-feira antecipou que novos países serão acrescentados à lista Imagem: J.J. Guillén/EFE

06/05/2021 09h30

O governo da França disse nesta quarta-feira que desde 24 de abril, quando entrou em vigor uma vigilância reforçada dos passageiros que chegam em voos procedentes de Brasil, Chile, Argentina, África do Sul e Índia, foram efetuados 2.500 controles domiciliares, que resultaram em 141 multas.

Aqueles que chegam destes cinco países devem apresentar um teste PCR negativo realizado não mais de 36 horas antes do embarque ou um realizado nas 72 horas anteriores acompanhado de um teste de antígenos realizado 24 horas antes.

Ao chegar à França, os viajantes ainda são submetidos a outro teste e devem apresentar um endereço no qual se comprometem a respeitar uma quarentena de sete dias, após o que devem submeter-se a outro teste PCR. As multas em caso de infração destas regras variam entre 1.000 e 1.500 euros.

O governo francês introduziu estas medidas para controlar a propagação no país de novas variantes do coronavírus e na quarta-feira antecipou que novos países serão acrescentados à lista, que serão especificados quando os procedimentos diplomáticos habituais estiverem concluídos.

A França registra atualmente uma média diária de cerca de 21.400 infecções, um número que representa uma queda de 26% em relação à semana passada, e tem 5.504 pacientes em leitos de UTI, uma diminuição de 7% em comparação com a semana passada.

O porta-voz do governo, Gabriel Attal, ressaltou após o Conselho de Ministros de hoje que existe uma "melhoria clara da situação sanitária" que permite avançar com o calendário de desconfinamento, mas que não se deve baixar a guarda.

"Se estamos hoje em condições de cogitar o levantamento gradual (de restrições) é porque os franceses fizeram muitos esforços", destacou Attal em uma coletiva de imprensa, na qual também atribuiu a melhoria ao progresso da campanha de vacinação.

Até o momento, a França já aplicou a primeira dose da vacina em 24,5% da sua população total. Por sua parte, 10,3% dos habitantes já estão totalmente imunizados com as duas doses.