Topo

Espanha estende restrições de entrada a países terceiros até 31 de maio

Anadolu Agency/Getty Images
Imagem: Anadolu Agency/Getty Images

30/04/2021 17h10

A Espanha prorrogou nesta sexta-feira, até 31 de maio, a restrição temporária de viagens não essenciais de países terceiros à União Europeia (UE) e de associados ao espaço Schengen, no qual os controles de imigração são eliminados nas fronteiras comuns, devido à Covid-19.

O Ministério do Interior espanhol estabeleceu a nova prorrogação, que responde à recomendação do Conselho Europeu de 30 de junho sobre a restrição temporária deste tipo de viagens aéreas com destino à UE e o possível levantamento dessas limitações.

Especificamente, a partir de amanhã, viajantes do Brasil, Índia, África do Sul, Botswana, Comores, Gana, Quênia, Moçambique, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue, Peru e Colômbia, com ou sem escalas, só poderão entrar no território espanhol se forem residentes da Espanha ou Andorra.

Os cidadãos espanhóis e seu cônjuge ou companheiro com quem mantenham união análoga ao matrimônio registrada em cartório, e também os ascendentes e descendentes que vivam sob sua tutela, desde que viajem com este ou para se juntar a eles.

Também podem entrar se forem trabalhadores de transporte marítimo e aeronáutico para realizar as atividades; organizações diplomáticas, consulares, internacionais, militares, de proteção civil e organizações humanitárias, no exercício das suas funções, ou que comprovem motivos de força maior.

As restrições à entrada de passageiros de países fora da UE e do espaço Schengen foram ampliadas e adaptadas de acordo com a evolução da pandemia em diferentes países. A última prorrogação, que entrou em vigor no dia 26 de março, terminou hoje.