Topo

Premiê diz que quarentena para viajantes é forma de proteger o Reino Unido

Há a possibilidade do período de quarentena ser reduzido de 14 para dez dias, de acordo com o jornal "The Telegraph" - Getty Images/iStockphoto
Há a possibilidade do período de quarentena ser reduzido de 14 para dez dias, de acordo com o jornal "The Telegraph" Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da EFE

28/07/2020 15h39

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou nesta terça-feira que o período de quarentena imposto aos viajantes provenientes da Espanha é uma forma de proteger a população local dos riscos do aumento dos casos de infecção pelo novo coronavírus, que atinge parte da Europa.

"Sinto dizer que, se vemos indícios de uma segunda onda em outros países, é nosso trabalho, nosso dever, atuar de forma rápida e decisiva para evitar que os passageiros que voltem desses lugares semeiem a doença aqui no Reino Unido, Por isso, tomamos as medidas referentes à Espanha", explicou o chefe de governo.

O governo de Johnson decidiu impor obrigação de isolamento por 14 dias a todos que chegam da Espanha, destino de férias de verão de muitos britânicos. Em caso de descumprimento, a multa pode chegar a mil libras (R$ 6,6 mil).

"Sejamos claros sobre o que está acontecendo na Europa, entre nossos amigos europeus. Estão vendo em alguns lugares alguns indícios de uma segunda onda da pandemia", garantiu o primeiro-ministro.

A medida gerou muitas críticas, especialmente do setor turístico dos dois países, que pede a criação de corredores aéreos regionais, nas regiões menos afetadas pelo novo coronavírus.

O premiê evitou responder de forma objetivo uma pergunta feita sobre a notícia publicada hoje pelo jornal britânico "The Telegraph", que aponta para a possibilidade do período de quarentena ser reduzido de 14 para dez dias.

"Por enquanto, é preciso cumprir as diretrizes que demos, sobre a Espanha e outros lugares do mundo", afirmou.