Topo

Munique anuncia volta da Oktoberfest após dois anos de pandemia

Oktoberfest em Munique, Alemanha - Getty Images
Oktoberfest em Munique, Alemanha Imagem: Getty Images

da Deutsche Welle

29/04/2022 09h54

Após ser cancelada por dois anos devido à pandemia, tradicional festa da cerveja voltará a abrir suas portas para visitantes de todo o mundo, anuncia prefeito.

A tradicional Oktoberfest de Munique vai ser realizada neste ano, após ser cancelada em 2020 e em 2021 devido à pandemia de covid-19, anunciou a prefeitura da cidade alemã nesta sexta-feira (29).

O prefeito Dieter Reiter afirmou que não foi fácil tomar a decisão sobre o famoso festival de cerveja, tanto devido à pandemia quanto à atual guerra na Ucrânia.

Ele disse que cada um deve decidir por si, se quer festejar apesar da guerra em solo europeu. Comerciantes que participam da festa argumentaram ser positivo o fato de pessoas do mundo todo festejarem juntas em paz.

Quanto à pandemia, Reiter afirmou esperar que as infecções não voltem a aumentar de tal maneira que seja necessário cancelar a festa novamente.

Oktoberfest em Munique - Getty Images - Getty Images
Oktoberfest em Munique
Imagem: Getty Images

O prefeito afirmou ter consultado o ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, e que gostaria de impor a exigência de certificado de vacinação ou comprovante de recuperação da covid-19, mas que, devido às regras atuais no país, o festival ocorrerá sem restrições.

A Oktoberfest costuma atrair 6 milhões de visitantes a Munique a cada ano, muitos deles vindos do exterior. Neste ano, o evento vai de 17 de setembro a 3 de outubro.

185ª Oktoberfest, em Munique - AFP - AFP
185ª Oktoberfest, em Munique
Imagem: AFP

Antes da pandemia, a festa bávara com 200 anos de história só havia sido cancelada em tempos de guerra.