Topo

'Basílica de Vitrúvio' pode ter sido encontrada

12/03/2023 09h43

A "Basílica de Vitrúvio", arquiteto ativo em meados do século 1 antes de Cristo, pode finalmente ter sido encontrada.

Restos de um antigo edifício público da época romana foram identificados durante uma obra de construção em Fano, na região de Marcas, centro da Itália, na mesma área onde estaria situada a célebre basílica citada por Vitrúvio no tratado "De Architectura".

Funcionários da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem de Ancona-Pesaro Urbino e carabineiros do Núcleo de Proteção do Patrimônio realizaram sobrevoos com drones no local, que é rico em mármores.

A localização, a tipologia da estrutura, a riqueza da pavimentação e os revestimentos em mármore fazem acreditar que se trate de um importante edifício romano da época do imperador Augusto, que reinou entre 27 a.C. e 14 d.C.

"Não se pode descartar que possa ser a Basílica de Vitrúvio. Resta-nos aguardar os resultados de escavações mais aprofundadas e a análise do complexo", disse à ANSA Ilaria Venanzoni, arqueóloga do Ministério da Cultura.

Vitrúvio nasceu em 80 a.C. e morreu em 15 a.C., tendo deixado como legado o volume "De Architectura", que estabeleceu as bases da arquitetura clássica. O "Homem Vitruviano", célebre desenho de Leonardo da Vinci, baseou-se nas proporções do corpo masculino descritas pelo antigo arquiteto romano em seu tratado.

Em "De Architectura", Vitrúvio também relata ter construído uma basílica em Fano, cidade banhada pelo Mar Adriático, mas a obra nunca foi encontrada.

Embora tenha sido apropriado pelo catolicismo ao longo dos séculos, o termo "basílica" remonta à Grécia Antiga e significa um grande espaço coberto voltado à realização de assembleias.