Topo

Louvre abrirá mostra com obras de museu em Nápoles em 2023

"Retrato de Uma Jovem Chamada Antea", obra do manerista Parmigianino está entre as obras que serão exibidas no Louvre - Luciano Romano/Museo e Real Bosco di Capodimonte
"Retrato de Uma Jovem Chamada Antea", obra do manerista Parmigianino está entre as obras que serão exibidas no Louvre Imagem: Luciano Romano/Museo e Real Bosco di Capodimonte

da ANSA, em Paris

15/06/2022 11h19

O Museu do Louvre anunciou nesta terça-feira (14) uma parceria com o Museu Capodimonte, em Nápoles, para promover uma programação cultural em conjunto, incluindo uma exposição temporária inédita de obras-primas da galeria italiana em 2023.

Cerca de 60 obras do museu napolitano poderão ser vistas entre junho de 2023 e janeiro de 2024 em pelo menos duas das principais salas do Louvre: a Grande Galeria e a sala Chapelle.

No primeiro ambiente, será estabelecido "um diálogo" entre duas das mais importantes coleções de pintura italiana do mundo, a de Nápoles e a de Paris, explicou o museu francês. Já a sala Chapelle abrigará as origens artísticas e a diversidade das coleções do museu de Nápoles compiladas pelos Farnese e Bourbons.

Também poderão ser vistas obras como "A Flagelação", de Michelangelo, "Moisés diante da sarça ardente", de Rafael Sanzio; "Retrato de uma jovem chamada Antea", de Parmigianino; "A Crucificação", de Masaccio; "Transfiguração", de Giovanni Bellini; Dânae, de Ticiano; entre outras.

Segundo comunicado, "o ambicioso programa cultural, que inclui também cinema e música", terá "dimensões de uma verdadeira temporada napolitana em Paris".

O acordo foi apresentado hoje em Paris pela nova presidente do Louvre, Laurence Des Caars, para reafirmar a importância das colaborações entre instituições europeias.

"Em 2023 as mais belas obras-primas do museu Capodimonte dialogarão com as do Louvre, dentro do museu, no âmbito de um dispositivo inédito. Um rico programa musical e cinematográfico enriquecerá este convite, para trazer definitivamente Nápoles a Paris para uma semestre", disse Des Cars.

"Dânae", de Ticiano - Divulgação/Museo e Real Bosco di Capodimonte - Divulgação/Museo e Real Bosco di Capodimonte
"Dânae", de Ticiano
Imagem: Divulgação/Museo e Real Bosco di Capodimonte

Para Sylvain Bellenger, diretor do Capodimonte, "Nápoles sempre teve a capacidade de transformar obstáculos em oportunidades".

As relações francoitalianas foram sancionadas com a assinatura do Tratado do Quirinale no ano passado em Roma.

"A notícia da parceria entre o Louvre e o Museu Capodimonte de Nápoles para 2023 enche de orgulho o mundo da cultura e toda a Itália. A escolha feita há alguns anos de reconhecer a total autonomia de gestão nos grandes museus italianos mostra-se, mais uma vez, vencedora porque oferece grandes oportunidades como a que abrirá 'uma verdadeira temporada napolitana em Paris'", concluiu o ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini.