Topo

Ferrero fecha fábrica na Bélgica após surto de salmonela

A medida aconteceu após o surgimento de casos de salmonela entre crianças em vários países da Europa. - Rosinka 79/Adobe Stock
A medida aconteceu após o surgimento de casos de salmonela entre crianças em vários países da Europa. Imagem: Rosinka 79/Adobe Stock

09/04/2022 09h24Atualizada em 10/04/2022 10h13

O Grupo Ferrero, dono da marca Kinder, ordenou nesta sexta-feira (8) a suspensão das atividades da fábrica de Arlon, na Bélgica, por precaução, após o surgimento de casos de salmonela entre crianças em vários países da Europa.

A informação foi confirmada à ANSA por representantes da empresa, que será reaberta depois que receber autorização das autoridades sanitárias, com as quais colabora desde o início do caso. No entanto, um comunicado da Agência Belga de Segurança Alimentar (Afsca) informa que a licença de produção da fábrica foi suspensa porque a Ferrero não forneceu informações suficientes para a investigação.

Além disso, a agência ordenou o recolhimento de todos os produtos da indústria, independentemente do lote e da data de fabricação. Entre eles estão os Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi e bombons que foram fabricados em Arlon.

Após o anúncio, a Ferrero reconheceu "que houve ineficiências internas que criaram atrasos nos recalls e no compartilhamento de informações. Isso teve impacto na celeridade e eficácia das investigações".

Segundo a empresa italiana, no entanto, a decisão não afeta os "ovos de Páscoa Kinder GranSorpresa" disponíveis no mercado italiano, em todos os formatos e características, porque são produzidos diretamente na Itália", onde "não há ligação entre o consumo de produtos Kinder e casos confirmados de salmonela".

Por fim, a Ferrero lamentou "profundamente o que aconteceu" e reforçou que "este evento toca o coração dos princípios" em que acredita e, portanto, tomará "todas as medidas necessárias para preservar a plena confiança" de seus consumidores.

"Pedimos sinceras desculpas a todos os nossos consumidores e parceiros de negócios e agradecemos às autoridades de segurança dos alimentos por seus valiosos conselhos", concluiu.

No início da semana, o surgimento de casos de salmonela entre crianças na Inglaterra e na Irlanda do Norte fez com que o Grupo Ferrero retirasse seus ovinhos de chocolate das prateleiras dos mercados de diversos países.

Por precaução, a empresa chegou a fazer um recall dos produtos na Bélgica, Alemanha, Suécia e França. Na Itália, a retirada foi de alguns lotes do Kinder Schoko-Bons.

A salmonela é provocada por bactérias e é a maior responsável por casos de intoxicação alimentar em todo o mundo. Seus sintomas mais comuns são vômitos, diarreia e mal estar intestinal.

Nota da Ferrero Brasil

Em comunicado enviado a Nossa, a Ferrero Brasil afirma que o Brasil não está envolvido no recall de produtos Kinder fabricados na Bélgica. Veja a nota completa:

Graças à colaboração com várias autoridades das áreas de segurança dos alimentos e saúde pública na Europa, a Ferrero chegou a novos dados que mostram a correspondência de genótipos entre casos relatados de contaminação de salmonella na Europa e na fábrica em Arlon, Bélgica. Neste contexto, a Ferrero está suspendendo as operações em sua fábrica em Arlon, Bélgica.

O recall que começou de forma preventiva e que se refere a produtos fabricados na Bélgica está sendo implementado em conjunto com parceiros comerciais de todos os países de destino para lotes relevantes de toda a produção de Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons fabricados em Arlon, Bélgica.

A fábrica só será reaberta depois de certificada pelas autoridades. Apenas os produtos Kinder fabricados em Arlon, Bélgica, são afetados por este recall. Todos os outros produtos da linha Kinder e os outros produtos da Ferrero não foram afetados.

O Brasil não está envolvido no recall de produtos Kinder fabricados na Bélgica.

Lamentamos profundamente esta situação. A segurança alimentar, a qualidade e o cuidado estão em nossa essência desde a fundação da empresa. Este sério evento atinge o cerne do que defendemos e tomaremos todas as medidas necessárias para preservar a total confiança de nossos consumidores.