Topo

Trilhas na Itália oferecem de vista para Alpes a passeio por ruínas romanas

É possível admirar uma vista impressionante dos Alpes Italianos em Gran Paradiso - ueuaphoto/Getty Images/iStockphoto
É possível admirar uma vista impressionante dos Alpes Italianos em Gran Paradiso Imagem: ueuaphoto/Getty Images/iStockphoto

Luciana Ribeiro

da ANSA, em São Paulo

18/03/2022 04h00

Com inúmeros benefícios para a saúde, a caminhada é uma das atividades mais fáceis e tranquilas para garantir o próprio bem-estar. E para isso, nada melhor do que explorar a Itália, um dos destinos perfeitos para os amantes de trekking em contato com a natureza.

Com rotas pelos Alpes, ao longo de geleiras, vulcões ou à beira-mar, passando por vestígios de antigas rotas históricas ou bosques montanhosos, o país conta com uma grande diversidade de locais para a prática de caminhada.

Uma seleção divulgada pela Agência Nacional de Turismo da Itália (Enit) inclui alguns dos percursos mais sugestivos, diferentes em tipo, dificuldade e tempo de viagem, para satisfazer a todos os interessados, sejam experientes ou iniciantes.

Gran Paradiso

Lago Bellagarda, no Parque Nacional Gran Paradiso - davideperdomo/Getty Images/iStockphoto - davideperdomo/Getty Images/iStockphoto
Lago Bellagarda, no Parque Nacional Gran Paradiso
Imagem: davideperdomo/Getty Images/iStockphoto

É uma rota de trekking circular que passa em frente ao Gran Paradiso, entre o Vale de Aosta e o Piemonte, com vistas para geleiras e lagos alpinos.

O percurso possibilita um contato com animais, como íbexes e camurças. A diferença de altitude é considerável, e um bom treinamento físico é necessário. A distância da rota é de 56 quilômetros.

Rotas Elevadas das Dolomitas

Três Picos de Lavaredo, nas Dolomitas - miniloc/Getty Images/iStockphoto - miniloc/Getty Images/iStockphoto
Três Picos de Lavaredo, nas Dolomitas
Imagem: miniloc/Getty Images/iStockphoto

Oito itinerários diferentes subindo as montanhas, de uma cabana a outra, até altitudes de 3 mil metros, onde é possível caminhar na paisagem extraordinária das Dolomitas, local tombado pela Unesco.

As rotas passam por alguns dos cenários mais bonitos da região, como a montanha Marmolada, os Três Picos de Lavaredo e o Lago de Braies.

Via Verde do Lago de Como

A via verde às margens do Lago de Como - Ladiras/Getty Images/iStockphoto - Ladiras/Getty Images/iStockphoto
A via verde às margens do Lago de Como
Imagem: Ladiras/Getty Images/iStockphoto

É um agradável passeio panorâmico ao longo de um esplêndido trecho da margem oeste do Lago de Como, entre Colonno e Griante, traçando trechos da antiga Via Regina romana.

Ao todo, são sete etapas ao longo do percurso — adequado para todos e em todas as estações —, entre pequenas vilas de pescadores, vilarejos históricos e antigas igrejas romanas.

De Camogli a Portofino, no Parque Regional de Portofino

Uma das paradas da rota entre Camogli e Portofino, a abadia de San Fruttuoso - LucaLorenzelli/Getty Images/iStockphoto - LucaLorenzelli/Getty Images/iStockphoto
Uma das paradas da rota entre Camogli e Portofino, a abadia de San Fruttuoso
Imagem: LucaLorenzelli/Getty Images/iStockphoto

A rota atravessa todo o promontório de Portofino, dentro do Parque Natural Regional de Portofino, no perfume da mata mediterrânea.

Com vista panorâmica e não muito exigente, o maravilhoso percurso começa na vila costeira de Camogli e chega a Portofino, cobiçado destino da cidade, com parada no meio do caminho em San Fruttuoso, onde fica a famosa abadia de mesmo nome.

Caminho dos Deuses na Costa Amalfitana

"Caminho dos Deuses", na Costa Amalfitana - fotogeng/Getty Images - fotogeng/Getty Images
"Caminho dos Deuses", na Costa Amalfitana
Imagem: fotogeng/Getty Images

Entre torres rochosas, carvalhos e terraços, estendendo-se pelas costas de Amalfi e Sorrento, a rota deve seu nome às vistas espetaculares do mar (que se estende até Faraglioni de Capri) e às lendas que a cercam (Ulisses teria sido salvo das sereias neste lugar).

A trilha menos exigente é a que vai de Agerola a Nocelle, um vilarejo de Positano. No entanto, não é recomendada para quem sofre de vertigens. A época ideal para fazer esse passeio é na primavera ou no outono, quando as temperaturas são mais amenas.

Parque Etna, ao longo da Trilha do Germoplasma

Trilha do Germoplasma, rumo ao pico do vulcão Etna - Reprodução/Parco Etna - Reprodução/Parco Etna
Trilha do Germoplasma, rumo ao pico do vulcão Etna
Imagem: Reprodução/Parco Etna

Acessível a todos e com inclinações inferiores a 7%, esse percurso está inserido no Parque do Etna, onde se ramifica em uma densa rede de caminhos, entre vinhas e plantas medicinais.

As instalações informativas também são adequadas para pessoas com deficiências visuais, tornando-se um verdadeiro caminho dos cinco sentidos em contato com a natureza.

Via degli Dei, de Bolonha a Florença

Uma das etapas da Via degli Dei: Ponte Vizzano, entre Bolonha e Madonna dei Fornelli, é muito usada por ciclistas - Reprodução/Via degli Dei - Reprodução/Via degli Dei
Uma das etapas da Via degli Dei: Ponte Vizzano, entre Bolonha e Madonna dei Fornelli, é muito usada por ciclistas
Imagem: Reprodução/Via degli Dei

Um itinerário fascinante, muito percorrido pelos etruscos, era uma estrada militar na época romana: a evocativa Via degli Dei é um caminho que cobre 130 quilômetros, geralmente dividido em cinco etapas, indo de Bolonha a Florença através dos bosques dos Apeninos toscano-emilianos.

Também pode ser percorrido de bicicleta e é adequado para pessoas com treino médio (seis etapas são recomendadas para quem está na primeira experiência).

Trilha Alpe Adria, entre Áustria, Eslovênia e Itália

Parada na Piazza Libertà, em Udine, é parte da rota de ciclistas Alpe Adria - Saccobent/Getty Images/iStockphoto - Saccobent/Getty Images/iStockphoto
Parada na Piazza Libertà, em Udine, é parte da rota também famosa entre ciclistas Alpe Adria
Imagem: Saccobent/Getty Images/iStockphoto

É uma trilha transnacional que une a montanha e o mar, com 750 quilômetros em 43 trechos entre Áustria, Eslovênia e Itália. A rota Alpe Adria começa nas perenes geleiras Grossglockner e termina em Muggia, 10 quilômetros ao sul de Trieste.

O percurso pode ser feito em ambos os sentidos e tecnicamente não é muito difícil (as diferenças de altitude são mínimas, e cada etapa tem cerca de 20 quilômetros).

De Assis a Gubbio, no Caminho de Francisco

Parte do caminho que leva à Basílica de São Francisco de Assis, um Patrimônio da Humanidade segundo a Unesco em Assis - StefyMorelli/Getty Images - StefyMorelli/Getty Images
Parte do caminho que leva à Basílica de São Francisco de Assis, um Patrimônio da Humanidade segundo a Unesco em Assis
Imagem: StefyMorelli/Getty Images

Fazendo parte de um caminho mais longo, a "Via di Francesco" é uma trilha que atinge todos os lugares mais significativos da vida de São Francisco: o trecho de Assis a Gubbio cobre 50 quilômetros entre colinas, riachos, castelos e abadias e é desafiador devido à extensão e às subidas e descidas.

De Roma aos Castelos Romanos, ao longo da Via Ápia

Via Ápia, na altura da área arqueológica de Minturno - CosmoPic/Getty Images/iStockphoto - CosmoPic/Getty Images/iStockphoto
Via Ápia, na altura da área arqueológica de Minturno
Imagem: CosmoPic/Getty Images/iStockphoto

Do centro de Roma, é possível sair para uma caminhada de cerca de 20 quilômetros entre a história, a natureza e boa comida, do Parque Regional da Via Ápia até o Castelli Romani.

O ponto de partida ideal é a antiga Porta Capena, da qual se prossegue na direção de Cecilia Metella (5 km) e depois em direção a Casal Rotondo (5 km) e Frattocchie (8 km). A trilha também é adequada para famílias.

Caminhada ao longo do Selvaggio Blu

Selvaggio Blu - Roberto Lo Savio/Getty Images/iStockphoto - Roberto Lo Savio/Getty Images/iStockphoto
Selvaggio Blu, próximo à Santa Maria Navarrese
Imagem: Roberto Lo Savio/Getty Images/iStockphoto

De Santa Maria Navarrese a Cala Gonone, no Golfo de Orosei, o Selvaggio Blu é considerado uma das trilhas de trekking mais desafiadoras da Europa e inclui trechos de via ferrata e escalada.

Ao longo de seus 50 quilômetros, não há qualquer parada para descanso ou água. A recompensa, no entanto, é uma natureza extraordinariamente intacta, entre caminhos de pastores e falésias em um mar azul-cobalto.

De Abruzzo à Puglia, ao longo do Tratturo Magno

Tratturo Magno - ElioTo/Getty Images/iStockphoto - ElioTo/Getty Images/iStockphoto
Tratturo Magno, na altura da cidade antiga de Peltuinum, entre L'Aquila, em Abruzzo, e Foggia, em Puglia
Imagem: ElioTo/Getty Images/iStockphoto

São 300 mil passos das montanhas escarpadas do Gran Sasso às pastagens férteis do Tavoliere delle Puglie: o Tratturo Magno é o mais longo tratturo (espécie de trilha) italiano, um verdadeiro itinerário histórico que vai de Abruzzo à Puglia.

Geralmente é dividido em 10 trechos de cerca de 25 quilômetros cada, que também podem ser percorridos de bicicleta. Devido às várias diferenças de altitude, o passeio é adequado para quem é mais treinado.