Topo

Cristo Redentor homenageia Itália em celebrações de 90 anos; saiba por quê

Cristo Redentor iluminado com as cores da bandeira da Itália - ANSA
Cristo Redentor iluminado com as cores da bandeira da Itália Imagem: ANSA

da ANSA, em São Paulo

18/10/2021 11h14

Um evento no Cristo Redentor neste sábado (16) homenageou a Itália como parte das ações pelos 90 anos do famoso monumento no Rio de Janeiro.

Chamado de "Dia da Itália", a celebração organizada pelo Consulado da Itália no Rio de Janeiro, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e pelo Santuário do Cristo Redentor contou homenagens e com o monumento sendo iluminado com as cores da bandeira italiana.

O acionamento da iluminação, porém, foi especial, sendo realizado diretamente de Roma pela filha do cientista italiano Guglielmo Marconi, Elettra Marconi Giovanelli. A homenagem lembra que, em 12 de outubro de 1931, quando o Cristo Redentor foi inaugurado, foi Marconi quem mandou o impulso elétrico para acionar a iluminação.

Além das cores no monumento, o evento contou com a inauguração de um busto de Marconi no patamar inferior do Santuário do Cristo Redentor, em peça doada pela cidade de Sasso Marconi.

Houve ainda uma homenagem para Maratea, a comuna italiana que possui uma estátua de Cristo: a estrutura italiana foi iluminada com as cores da bandeira brasileira ao mesmo tempo da cerimônia no Rio. A cantora Mafalda Minnozzi também se apresentou.

Por conta da onda de mau tempo que atingiu a capital fluminense, grande parte da cerimônia foi realizada no interior do Santuário.

Além da presença do cônsul-geral da Itália no Rio, Paolo Miraglia Del Judice, o evento contou com os prefeitos das duas cidades italianas e da embaixadora do Brasil na Tunísia, Márcia Maro da Silva, que participou como representante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.