Topo

UE lançará plataforma de 'passaporte sanitário' anti-covid-19

Previsão é de que o passaporte entre em vigor até o final de junho, a tempo das férias de verão na Europa - Getty Images/iStockphoto
Previsão é de que o passaporte entre em vigor até o final de junho, a tempo das férias de verão na Europa Imagem: Getty Images/iStockphoto

31/05/2021 15h58Atualizada em 31/05/2021 16h03

A União Europeia (UE) irá inaugurar oficialmente nesta terça-feira (1º) a plataforma online do certificado digital da covid-19, também chamado de "passe verde" ou "passaporte sanitário".

O lançamento será feito após a fase experimental do portal europeu e conectará os primeiros Estados-membros, de acordo com fontes oficiais.

A plataforma, porém, não emitirá ainda os certificados para serem usados nos 27 países do bloco, já que o trâmite de aprovação pelos órgãos europeus continua em andamento. A previsão é de que o passaporte seja aprovado e entre em vigor até o final de junho, a tempo das férias de verão no continente europeu.

Atualmente, o certificado está em fase de testes em 18 países da União Europeia e a Islândia desde o dia 10 de maio. Grécia e Espanha foram os primeiros países da UE a apoiarem a ideia para permitir a retomada das viagens turísticas.

O governo grego, por sua vez, já até apresentou sua plataforma interativa do certificado digital contra a covid-19, uma das primeiras a ficar pronta. De acordo com o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, o documento ficará disponível a todos os cidadãos europeus a partir de 1º de julho.

A iniciativa do "passe verde" é permitir viagens entre os países de pessoas vacinadas contra o novo coronavírus, que já tenham contraído a doença e/ou que apresentem teste negativo para a covid-19. O aplicativo será ativado através de QR Code.