Topo

Com números em queda, Itália reabre restaurantes e museus

Pessoas voltam a frequentar restaurantes em Trento, na Itália - Alessio Coser/Getty Images
Pessoas voltam a frequentar restaurantes em Trento, na Itália Imagem: Alessio Coser/Getty Images

26/04/2021 09h23

Com casos e mortes em queda, a Itália iniciou nesta segunda-feira (26) uma nova fase no combate à pandemia de covid-19 com a reabertura de restaurantes e bares com espaços ao ar livre, inclusive de noite, e museus, cinemas e teatros na maior parte do país.

O relaxamento foi possibilitado pela progressão de 14 das 20 regiões italianas para a faixa amarela, a penúltima na escala de risco criada pelo governo, que ainda inclui as cores branco, laranja e vermelho.

A Itália não tinha regiões na faixa amarela desde o fim de março, quando o governo de Mario Draghi endureceu as regras em todo o país para conter a disseminação do vírus Sars-CoV-2 no feriado de Páscoa.

No entanto, a média móvel de casos em sete dias vem apresentando queda quase constante desde a segunda quinzena de março (redução de 41% entre 18 de março e 25 de abril), enquanto a de óbitos apresenta tendência de baixa há duas semanas (queda de 31% entre 13 e 25 de abril).

Além disso, a média semanal de novas internações na UTI apresenta redução de quase 44% em um mês, e o número de pacientes em leitos de terapia intensiva atualmente (2.862) é 20% menor do que em 26 de março.

Regras

Além da reabertura de restaurantes e bares com mesas ao ar livre e de museus, cinemas e teatros na faixa amarela, o governo voltou a autorizar viagens inter-regionais após mais de cinco meses.

Nas zonas laranja e vermelha, no entanto, é necessário apresentar certificado de vacinação contra Covid, comprovante de cura da doença ou resultado negativo de exame PCR ou de antígeno.

No entanto, visitas a outras residências só são permitidas uma vez por dia nas zonas amarela e laranja, com limite de quatro convidados ao mesmo tempo, sem considerar filhos menores de idade.

As visitas privadas seguem proibidas na faixa vermelha, que tem regras semelhantes a um lockdown, com fechamento do comércio não essencial e proibição de sair de casa a não ser por motivos de trabalho, saúde ou urgência. No entanto, esse regime agora está restrito apenas à ilha da Sardenha.

Já as cinco regiões restantes estão na faixa laranja, onde já é permitido circular livremente dentro do próprio município e reabrir lojas, porém com restaurantes ainda fechados.

As próximas flexibilizações estão previstas para 15 de maio, com a reabertura de piscinas públicas nas regiões da faixa amarela.

Academias reabrem em 1º de junho, sempre na zona amarela; feiras, em 15 de junho; e congressos e parques de diversão, em 1º de julho.

A expectativa do governo Draghi é de que, com o avanço da vacinação, não seja necessário retomar as restrições na maior parte do país, um dos mais atingidos pela pandemia em todo o mundo.

Até o momento, já foram aplicadas quase 18 milhões de vacinas anti-covid na Itália, sendo que quase 5,2 milhões de pessoas, 8,7% da população nacional, tomaram as duas doses da AstraZeneca, da Pfizer ou da Moderna ou a dose única da Janssen e completaram o ciclo de imunização.