Topo

Adiada em 1 ano, Bienal de Arquitetura de Veneza confirma início

Instalação da Bienal de Arquitetura de Veneza - Getty Images
Instalação da Bienal de Arquitetura de Veneza Imagem: Getty Images

12/04/2021 11h28

A organização da Bienal de Arquitetura de Veneza confirmou nesta segunda-feira (12) que o evento começará no próximo dia 22 de maio, com presença de público.

A mostra estava marcada para o ano passado, porém acabou adiada para 2021 em função da pandemia do novo coronavírus, que já infectou quase 4 milhões de pessoas e deixou mais de 110 mil mortos na Itália.

A 17ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, nome oficial da exposição, acontecerá até 21 de novembro, com o tema "How will we live together?" ("Como viveremos juntos?", em tradução livre) e sob curadoria do arquiteto libanês Hashim Sarkis.

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, Sarkis disse que a pandemia tornou a pergunta posta pela exposição ainda mais relevante. "Ainda que de certa maneira irônica, tendo em vista o isolamento imposto", declarou o curador.

A bienal terá participação de 63 países, sendo que quatro vão estrear no evento: Azerbaijão, Granada, Iraque e Uzbequistão. O pavilhão brasileiro, sob responsabilidade da Fundação Bienal de São Paulo, terá como tema as "utopias da vida comum".

Além disso, a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) será homenageada com um Leão de Ouro póstumo pelo conjunto de sua obra.