Topo

Itália celebra Dia do Tiramisu com competição online

Tiramisu: doce italiano é festejado no país - Ray Kachatorian/Getty Images
Tiramisu: doce italiano é festejado no país Imagem: Ray Kachatorian/Getty Images

21/03/2021 11h57

Um dos mais famosos doces italianos, o tiramisu conquistou paladares em diversos países do mundo e será celebrado neste domingo (21), no "Tiramisu Day".

Para celebrar a data, serão realizadas várias iniciativas em todo o território italiano. Entre as principais se destaca uma competição virtual da "Copa do Mundo de Tiramisu", com 30 concorrentes que vão disputar o título em um evento online.

Os participantes terão que produzir receitas criativas e originais em suas casas durante transmissão na plataforma Reno.

Os doces serão avaliados por um júri de especialistas. Durante a competição, ocorrerá também a apresentação do livro de receitas criado nas primeiras edições da "Tiramisu World Cup".

A receita clássica que leva biscoitos, queijo mascarpone, ovos, açúcar, cacau e café é considerada uma iguaria irresistível, mas pode ter variações.

A comemoração do "Tiramisu Day" foi criada por Clara e Gigi Padovani, autoras do livro "História, curiosidades e interpretações do doce italiano mais amado", e pelo fundador do Eataly, Oscar Farinetti.

Conforme relatado pelo presidente da Academia Tiramisu, Tiziano Taffarello, o consumo do doce aumentou 5% no ano passado na Itália, com faturamento de 220 milhões de euros.

Além disso, durante 2020, primeiro ano em que o país foi atingido pela pandemia do novo coronavírus, o aplicativo Jus Eat registrou mais de 22 mil quilos de tiramisu encomendados, o que equivale a 34% dos pedidos nos últimos meses do ano da plataforma.