Topo

Ilha turística na Itália quer exigir certificado de vacinação para turistas

Cala Luna, praia na Sardenha - Guenterguni/Getty Images
Cala Luna, praia na Sardenha Imagem: Guenterguni/Getty Images

15/02/2021 09h52

A ilha italiana da Sardenha, região que tem o turismo como um dos pilares de sua economia, pretende exigir um certificado de negatividade ou de vacinação contra o novo coronavírus para permitir a entrada de visitantes na próxima temporada de verão na Europa.

O plano foi revelado pelo governador Christian Solinas em entrevista ao jornal local L'Unione Sarda. Segundo ele, a gestão regional já trabalha para implantar a medida, o que pode provocar um novo embate com o governo nacional.

"Quem entrar na Sardenha deverá apresentar um certificado de negatividade ou de vacinação. O sistema de controles começará bem antes do início da temporada de verão [que vai de junho a setembro]", disse Solinas.

De acordo com o governador, a situação atual exige um "modelo que proteja a saúde dos sardos e das atividades econômicas, constituído justamente sobre as certificações sanitárias".

"Devemos nos defender de todos os modos das variantes do vírus", ressaltou.

A ideia de exigir um "passaporte sanitário" para turistas já havia sido ventilada por Solinas antes do verão boreal de 2020, mas, na época, o governo italiano, então chefiado por Giuseppe Conte, definiu a ideia como "inconstitucional".

Além disso, Roma contestou na Justiça um decreto do governo da Sardenha que previa testes obrigatórios para Covid-19 em todos os turistas que entrassem na ilha sem um certificado de negatividade, inclusive italianos.

Até o momento, a região contabiliza 40.207 casos e 1.066 mortes na pandemia, enquanto a Itália inteira tem 2,72 milhões de contágios e 93.577 óbitos.