Topo

Vaticano reabre Museus do Papa após quase três meses

m seu primeiro dia de funcionamento após quase três meses, o local recebeu 1,6 mil pessoas, sobretudo famílias romanas - Getty Images/iStockphoto
m seu primeiro dia de funcionamento após quase três meses, o local recebeu 1,6 mil pessoas, sobretudo famílias romanas Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da ANSA

01/06/2020 15h05

Os Museus Vaticanos, fechados desde 8 de março em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), foram reabertos nesta segunda-feira (1º), mas só estão permitindo visitantes que usam máscaras de proteção.

Em seu primeiro dia de funcionamento após quase três meses, o local recebeu 1,6 mil pessoas, sobretudo famílias romanas. Todos tiveram suas temperaturas verificadas e precisaram higienizar as mãos. O número de visitantes é maior do que o esperado pelos representantes dos museus.

Nos últimos dias, a diretora Barbara Jatta havia explicado que a expectativa era abaixo do normal, mas de qualquer forma os Museus Vaticanos estariam prontos para receber todos em conformidade com as regras de prevenção da Covid-19.

As entradas só são permitidas mediante reservas online para evitar aglomerações, principalmente porque o museu é conhecido pelas longas filas e pelos ambientes lotados, como a Capela Sistina. A abertura gratuita no último domingo do mês continua suspensa.

Segundo Jatta, este momento é ideal "para admirar estas obras-primas universais sem a multidão de turistas dos últimos anos".

O Vaticano também reabrirá as Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo, residência de verão dos papas, mas apenas aos sábados e domingos. Todas as medidas de proteção serão exigidas igualmente.