Topo

Governo da Itália aprova reabertura de restaurantes no dia 18 de maio

Garçom arruma a mesa de restaurante em rua vazia em meio ao surto do coronavírus em Veneza, na Itália - Marco Di Lauro/Getty Images
Garçom arruma a mesa de restaurante em rua vazia em meio ao surto do coronavírus em Veneza, na Itália
Imagem: Marco Di Lauro/Getty Images

Da ANSA

11/05/2020 17h09

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, fechou nesta segunda-feira (11) um acordo com as regiões do país para permitir a reabertura do comércio varejista, bares, restaurantes e salões de cabeleireiros a partir do dia 18 de maio.

A decisão foi tomada durante reunião por videoconferência entre o governo nacional, incluindo os ministros da Saúde, Roberto Speranza, e para os Assuntos Regionais da Itália, Francesco Boccia, e os representantes das regiões italianas.

Com isso, os governadores terão maior autonomia para decidir sobre a gestão da chamada "Fase 2" da luta contra a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

"Conte aceitou o pedido de autonomia das regiões na administração da Fase 2. A partir de 18 de maio, podemos abrir as atividades sob nossa responsabilidade e de acordo com as necessidades do território. O Governo fará suas propostas que serão integradas pelas autoridades locais", afirmou o governador da Ligúria, Giovanni Toti.

O ministro para os Assuntos Regionais, no entanto, explicou que, entre quinta (14) e sexta-feira (15), o governo anunciará novas diretrizes, com base nos dados de monitoramento sobre a curva de contágio e nos critérios definidos pelo Ministério da Saúde, para a reabertura dos estabelecimentos. Segundo Boccia, as medidas e protocolos de segurança serão indicados para cada atividade, para que possam reabrir com a máxima segurança.

Apesar disso, caso os números de casos voltem a subir, o governo Conte terá o direito de bloquear as decisões tomadas pelas regiões. No momento, cinemas, teatros, casas de shows e academias permanecem fechados já que são atividades que provocam aglomerações. Hoje, no sul do Tirol, salões de cabeleireiros, bares e restaurantes retomaram suas atividades, cumprindo as medidas de segurança, conforme autorizado pela lei provincial aprovada na semana passada.