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Anac dá apoio a passageiros e monitora casos de covid e influenza em tripulações

Aeroporto no RJ: A agência está acompanhando a situação dos viajantes e das operações das aéreas que sofrem com as baixas em suas equipes pelos surtos dos dois vírus - Getty Images
Aeroporto no RJ: A agência está acompanhando a situação dos viajantes e das operações das aéreas que sofrem com as baixas em suas equipes pelos surtos dos dois vírus Imagem: Getty Images

Eduardo Rodrigues

do Estadão Conteúdo, de Brasília

10/01/2022 09h40

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou neste domingo (9) que está monitorando os casos de doenças respiratórias causadas em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo. O órgão ressaltou que também acompanha as medidas operacionais das empresas para minimizar os impactos causados pelos atrasos e cancelamentos de voos, garantindo o cumprimento da prestação de assistência aos passageiros.

A Latam confirmou hoje o cancelamento de voos devido ao aumento de casos de covid-19 e influenza na população em geral. A medida afeta cerca de 1% dos voos domésticos da companhia aérea. Na sexta-feira (7), a Azul também teve de cancelar voos devido ao aumento de casos entre a tripulação das aeronaves.

"Com o objetivo de antecipar possíveis impactos na aviação e auxiliar no plano de ação das empresas aéreas, a Agência já havia entrado em contato com representantes das companhias aéreas, aeroportos, concessionárias, Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo e órgãos de controle sanitário e de saúde. A Agência tem atuado na preservação da saúde dos profissionais e dos passageiros que trabalham e utilizam o transporte aéreo", respondeu a Anac, por meio de nota.

A agência lembra que o passageiro que tiver o voo atrasado ou cancelado terá direito à prestação de assistência pelas companhias aéreas, conforme prevê a Resolução 400/2016. A Anac recomenda ainda que os passageiros que acompanhem a confirmação do voo pelos serviços disponíveis pelas empresas aéreas como aplicativos, site e central de atendimento.

"Para evitar qualquer transtorno antes ou após a viagem, é importante que o passageiro saiba dos seus direitos e deveres e esteja atento às informações dispostas no contrato de transporte", completa a Anac, indicando as regras no site da agência pelo link: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/passageiros.