Prada anuncia compra da sua rival Versace com 'desconto' de R$ 5 bilhões

A marca de moda italiana Prada anunciou, nesta quinta-feira, que chegou a um acordo definitivo com o grupo americano Capri Holdings para adquirir 100% da sua rival Versace por 1,25 bilhão de euros (R$ 8,36 bilhões, na cotação atual).

A fusão das duas marcas lendárias criará um grupo italiano de luxo com receitas de mais de 6 bilhões de euros (40,1 bilhões de reais), permitindo-lhe competir com outros gigantes do setor, como as francesas LVMH e Kering.

"Estamos muito felizes em receber a Versace no grupo Prada e construir um novo capítulo para uma marca com a qual compartilhamos um forte compromisso com a criatividade, o artesanato e o legado", disse o presidente e CEO da Versace, Patrizio Bertelli, em um comunicado.

Este acordo vai contra a tendência dos últimos anos, que viu grandes nomes da moda italiana, como Gucci, Fendi e Bottega Veneta, passarem para as mãos de seus concorrentes franceses.

O futuro grupo italiano ainda está longe do tamanho dos conglomerados franceses: as receitas da LVMH chegaram a quase 85 bilhões de euros em 2024 (R$ 549 bilhões na cotação da época) e as da Kering a 17 bilhões de euros (R$ 109,8 bilhões na mesma cotação).

A Capri Holdings, que adquiriu a Versace em 2018 por 1,83 bilhão de euros (R$ 8,1 bilhões, em valores da época), teve que aceitar um corte acentuado de preços, em meio a um contexto econômico instável devido à crise no setor de luxo e ao aumento das tarifas dos Estados Unidos.

Naquela época, a marca de moda era de propriedade da família (80%) e do fundo americano BlackRock (20%).

Estilos opostos

O Financial Times informou que a meta inicial da transação era de cerca de 1,6 bilhão de dólares (9,6 bilhões de reais, na cotação atual), mas foi negociada para baixo nos últimos dias.

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Após meses de negociações, os conselhos de administração da Prada e da Capri Holdings aprovaram a transação, que deverá ser concluída no segundo semestre de 2025.

Fundada em 1978 pelo designer Gianni Versace e seu irmão Santo, a Versace é um ícone da moda italiana, conhecida por seu estilo ostentoso.

Em um movimento que já sugeria a aquisição anunciada nesta quinta-feira, a Versace contratou em março como seu novo diretor criativo Dario Vitale, procedente da Miu Miu, a marca jovem da Prada.

Vitale assumiu o lugar de Donatella Versace, que foi catapultada para o comando da direção criativa da marca em 1997, após o assassinato de seu irmão Gianni.

Vitale foi promovido a diretor de design da Miu Miu em 2023 e, durante sua gestão, a irmã mais nova da marca Prada alcançou resultados recordes.

O designer poderia aplicar a mesma estratégia à Versace, cujo volume de negócios caiu 6,3%, para 1,03 bilhão de dólares no ano fiscal de 2024 (cerca de 6 bilhões de reais em valores da época).

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Desde que a Capri Holdings adquiriu a marca, a aura da Versace perdeu prestígio, assim como suas vendas.

Embora seus estilos sejam opostos, com a exuberância barroca da Versace em contraste com o minimalismo sofisticado da Prada, a união dessas duas marcas icônicas pode render resultados positivos.

"A Prada será capaz de ressuscitar uma marca que estava morrendo e dar a ela uma nova vida, uma nova luz", previu o consultor de design Antonio Bandini Conti à AFP.

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