Donatella Versace deixará cargo de diretora artística da icônica marca de moda

Donatella Versace deixará o cargo de diretora artística da marca de luxo italiana Versace, que dirige desde 1997, e será substituída por Dario Vitale, da Miu Miu (grupo Prada), anunciou nesta quinta-feira o proprietário da marca de moda, Capri Holdings Limited.

A mudança coincide com relatos de que a Prada, a maior rival italiana da Versace, está em negociações para comprar a marca cofundada pelo irmão de Donatella, Gianni, em 1978.

Os recentes acontecimentos põem fim ao controle da família sobre a direção criativa da Versace, famosa por seus looks chamativos.

Donatella Versace assumirá o cargo de embaixadora-chefe da marca a partir de 1º de abril de 2025, no mesmo dia em que Dario Vitale assumirá o cargo, informou a Capri em um comunicado.

"Foi a maior honra de minha vida dar continuidade ao legado de meu irmão Gianni. Ele era o verdadeiro gênio, mas espero ter um pouco de seu espírito e tenacidade", disse Donatella Versace, acrescentando que continuará sendo "a mais apaixonada defensora" da marca icônica.

Vitale é diretor de design da Miu Miu, a marca irmã da Prada voltada para uma clientela mais jovem, desde 2023.

Em sua função, ele ajudou a melhorar o desempenho da empresa em um ambiente difícil para o setor de moda de luxo.

A Versace tem "um patrimônio único que se estende por décadas e marcou a história da moda", disse Vitale.

O grupo de moda Capri Holdings, que também é proprietário da Jimmy Choo e da Michael Kors, é dono da Versace desde 2018.

Continua após a publicidade

A Bloomberg informou no início deste mês que a Capri está pedindo quase 1,5 bilhão de euros (US$ 1,6 bilhão ou R$ 9,3 bilhões na cotação atual) pela marca.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.