Topo

Noruega considera sacrificar a morsa que se tornou a sensação de Oslo

A morsa Freya faz charme em Oslo - TOR ERIK SCHRDER/AFP
A morsa Freya faz charme em Oslo Imagem: TOR ERIK SCHRDER/AFP

da AFP

11/08/2022 16h05

As autoridades norueguesas anunciaram nesta quinta-feira (11) que estavam considerando sacrificar a morsa Freya, que se tornou uma estrela do verão (boreal, inverno no Brasil), e cuja presença no fiorde de Oslo põe em perigo humanos e animais.

Apesar de as autoridades pedirem incessantemente que Freya, uma jovem morsa de cerca de 600 quilos, não seja perturbada, os curiosos continuam se aproximando dela, explicou a Direção de Pesca norueguesa em nota.

"O comportamento imprudente do público e a desobediência às recomendações das autoridades podem colocar vidas em perigo", disse a porta-voz da Direção, Nadia Jdaini.

Convertida desde sua aparição no fiorde da capital norueguesa em 17 de julho na estrela do verão, Freya (batizada em homenagem a uma deusa do amor e da beleza na mitologia nórdica) foi filmada caçando pássaros e dormindo em cima de barcos que afundavam sob seu peso.

Freya escalando um barco em Oslo -- seu comportamento irreverente chama a atenção de curiosos - NTB/via REUTERS - NTB/via REUTERS
Freya escalando um barco em Oslo -- seu comportamento irreverente chama a atenção de curiosos
Imagem: NTB/via REUTERS

As morsas, que podem dormir até 20 horas por dia, normalmente vivem em latitudes mais ao norte, no Ártico. Mas, apesar dos avisos, o animal continua sendo incomodado por curiosos, que nadam perto dele e chegam muito perto para o fotografar, disse a Direção de Pescas.

"Seu bem-estar diminuiu claramente. A morsa não está descansando o suficiente e é considerada estressada pelos especialistas", explicou Jdaini. "Agora estamos estudando medidas adicionais. E a eutanásia é uma alternativa real", acrescentou.

Freya descansando em um barco em Frognerkilen, no fiorde de Oslo, na Noruega, em 19 de julho - TOR ERIK SCHRDER/AFP - TOR ERIK SCHRDER/AFP
Freya descansando em um barco em Frognerkilen, no fiorde de Oslo, na Noruega, em 19 de julho
Imagem: TOR ERIK SCHRDER/AFP

A morsa, espécie protegida, alimenta-se principalmente de invertebrados como moluscos, camarões, caranguejos e pequenos peixes. Embora, de acordo com as autoridades, não seja uma ameaça para os humanos, pode atacar se sentindo ameaçadas.