Topo

"Poucas esperanças" de salvar uma beluga encontrada no rio Sena

Beluga nada no rio Sena, na França - JEAN-FRANCOIS MONIER / AFP
Beluga nada no rio Sena, na França Imagem: JEAN-FRANCOIS MONIER / AFP

07/08/2022 12h40

As esperanças de salvar uma baleia beluga perdida no rio Sena, na França, acabaram neste domingo, mas as equipes de resgate descartam a eutanásia por enquanto.

A beluga foi detectada em 2 de agosto no rio que atravessa a capital francesa e chega ao Canal da Mancha. Desde sexta-feira, ela está entre duas eclusas a cerca de 70 km ao norte de Paris. Deixá-la nessas águas mornas e paradas não é mais uma opção.

"Tem que ser transferida nas próximas 24 a 48 horas, essas condições não são boas", disse à AFP a chefe da ONG Sea Shepherd na França, Lamya Essemlali. Especialistas têm "poucas esperanças" para o mamífero, que está visivelmente abaixo do peso, disse.

"Todos nós duvidamos de sua capacidade de retornar ao mar", acrescentou. "Mesmo se a levarmos com um navio, seria extremamente perigoso ou impossível", disse ela. Essemlali acrescentou que a opção da eutanásia foi descartada por enquanto.

O cetáceo ainda tem "energia (...) vira a cabeça, reage aos estímulos", disse. Equipes de resgate tentaram alimentá-la, mas não tiveram sucesso até agora. Outra opção a ser considerada seria retirá-lo da água, dar-lhe vitaminas, examiná-lo e enviá-lo ao mar.

A beluga é uma espécie protegida de cetáceo que normalmente vive nas águas frias do Ártico.

Segundo o observatório Pelagis, especialista em mamíferos marinhos, este é o segundo registro na França depois que um pescador do estuário do Loire capturou um exemplar em suas redes em 1948.