Topo

Lockdown faz Airbnb deixar de oferecer acomodações na China

Visitantes do país não poderão mais contar com o serviço de aluguel por temporada devido aos lockdowns prolongados impostos pelo governo chinês - Beth Macdonald/ Unsplash
Visitantes do país não poderão mais contar com o serviço de aluguel por temporada devido aos lockdowns prolongados impostos pelo governo chinês Imagem: Beth Macdonald/ Unsplash

da AFP, em São Francisco

24/05/2022 09h40

O serviço de aluguel por temporada Airbnb está encerrando seus negócios na China, uma vez que o lockdown devido à pandemia não mostra sinais de estar perto de terminar naquele país, informou à AFP uma fonte ligada à empresa.

O Airbnb não irá mais oferecer acomodações ou experiências na China, passando a se concentrar em ajudar a população local em seus planos de viagem para fora do país, disse a fonte. A empresa americana não comentou a informação.

O Airbnb lançou seus negócios na China há seis anos e reservou estadias em casas locais para cerca de 25 milhões de hóspedes. As reservas em acomodações chinesas representaram apenas 1% dos agendamentos na plataforma nos últimos anos, segundo a empresa.

O Airbnb enfrentou uma forte concorrência na China e a covid-19 tornou suas operações naquele país mais complicadas e caras. A plataforma espera que o turismo para fora da China, que crescia antes da pandemia, recupere-se à medida que as restrições diminuam e as fronteiras reabram.

As reservas no Airbnb atingiram um novo pico no primeiro trimestre, informou a empresa em um relatório de ganhos recente, mencionando como motivo a demanda de viagens reprimida pela pandemia.

Segundo a plataforma, a tendência de reservar acomodações longe das áreas urbanas e relativamente perto de casa se mantém, mas os hóspedes estão voltando a procurar as cidades e a cruzar fronteiras.