Topo

Nova Zelândia abrirá fronteiras para viajantes estrangeiros em abril

Auckland: Cidade na Nova Zelândia deixou o lockdown este mês e deve receber turistas a partir de abril - Haufires/Getty Images/iStockphoto
Auckland: Cidade na Nova Zelândia deixou o lockdown este mês e deve receber turistas a partir de abril Imagem: Haufires/Getty Images/iStockphoto

da AFP, em Wellington

24/11/2021 09h20

A Nova Zelândia informou nesta quarta-feira (24) que deve reabrir suas fronteiras para viajantes estrangeiros em abril de 2022. Até lá, o país pretende manter as severas restrições para a entrada, apesar da gradual flexibilização de um dos fechamentos de fronteiras mais rígidos do mundo pela pandemia.

O ministro responsável pelo combate à covid-19, Chris Hipkins, anunciou que os cidadãos do país que estão na Austrália poderão retornar a partir de 16 de janeiro e que, quase um mês depois, em 13 de fevereiro, serão autorizados os neozelandeses de outros países.

Já os estrangeiros terão que esperar até 30 de abril para entrar de maneira aberta no país, de acordo com o plano revelado nesta quarta-feira. Em todos os casos será exigido a vacinação e a apresentação de um teste com resultado negativo para a covid-19 antes do embarque, além de um novo exame que deverá ser realizado na chegada.

"Reconhecemos que tem sido duro, mas o fim das severas restrições viagens está à vista agora", declarou Hipkins.

A Nova Zelândia fechou as fronteiras em março do ano passado e proibiu quase todas as chegadas, com exceção de alguns casos, quando a pessoa deveria permanecer por duas semanas em hotel, período que foi reduzido recentemente para sete dias.

A frustração dos neozelandeses residentes no exterior aumentou nos últimos meses, assim como a pressão contra o governo para flexibilizar as restrições.