Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Mais de 60 pinguins picados por abelhas morrem na África do Sul

Imagem de arquivo de pinguins na África do Sul, país que abriga a maior comunidade de pinguins africanos do mundo  - AFP/Arquivos
Imagem de arquivo de pinguins na África do Sul, país que abriga a maior comunidade de pinguins africanos do mundo Imagem: AFP/Arquivos

19/09/2021 18h39

Sessenta e três pinguins africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos por picadas de abelha em uma praia próxima da Cidade do Cabo, informou neste domingo a Fundação da África Austral para a Conservação de Aves Costeiras (Sanccob).

"As abelhas picaram essas aves até a morte", disse à AFP David Roberts, veterinário da fundação. Os pinguins mortos foram encontrados na última sexta-feira, na praia de Simon's Town, a cerca de 40 quilômetros da Cidade do Cabo.

Foram observadas picadas perto dos olhos e abelhas mortas foram vistas na praia, disse Roberts. Além de autópsias, os veterinários farão outros exames, para detectar doenças ou substâncias tóxicas.

Roberts lamentou o ocorrido, que disse ser um evento raro, e assinalou que "as abelhas também fazem parte do ecossistema".

A África do Sul abriga a maior comunidade de pinguins africanos do mundo. A espécie tinha uma população de 13.000 animais em 2019, espalhados principalmente entre a África do Sul e a Namíbia.

Os pinguins africanos estão ameaçados de extinção, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).