Topo

Unesco pede à Turquia relatório sobre conversão de Hagia Sophia em mesquita

Interior fascinante da Hagia Sophia, usada como basílica pelos bizantinos e mesquita pelos otomanos - Getty Images
Interior fascinante da Hagia Sophia, usada como basílica pelos bizantinos e mesquita pelos otomanos Imagem: Getty Images

24/07/2021 09h47

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco expressou nesta sexta-feira (23) "grande preocupação" com o impacto da conversão de Hagia Sophia em mesquita e pediu às autoridades turcas um relatório sobre o estado de conservação do templo de Istambul.

O comitê vinculado à ONU exigiu que a Turquia apresentasse um relatório até 1º de fevereiro de 2022 sobre "o estado de conservação" do monumento bizantino.

A Turquia anunciou no ano passado sua intenção de transformar este monumento icônico do século VI em uma mesquita, provocando indignação na comunidade internacional e aumentando as tensões entre as autoridades turcas e gregas.

Ancara também pretende converter a Igreja de São Salvador de Cora, um templo ortodoxo famoso por seus mosaicos e afrescos do século XIV, em uma mesquita.

A Unesco lamentou "a falta de diálogo e informação" em Ancara e expressou sua "grande preocupação com o possível impacto dessas mudanças" em ambos os edifícios considerados Patrimônios da Humanidade.

Também pediu que a Turquia a aceite o diálogo e a cooperação internacional antes que grandes mudanças sejam feitas a esses monumentos.

Esse órgão da Unesco, que se reúne na China este ano, tem a capacidade de declarar um monumento em perigo ou retirá-lo da lista de Patrimônios da Humanidade, se considerar insuficiente seu estado de conservação.

sjw-fo/eb/tjc/ap