Topo

Pets apavorados ou mortos em ataques é mais um trauma para crianças de Gaza

Gata assustada é atendida em clínica veterinária de Gaza - MOHAMMED ABED/AFP
Gata assustada é atendida em clínica veterinária de Gaza Imagem: MOHAMMED ABED/AFP

01/06/2021 14h33

Quando as bombas israelenses caíram, Nerimane abandonou seus periquitos e dois peixinhos. Para ela e para o povo da Faixa de Gaza, o sofrimento e a morte de animais domésticos e de estimação são mais uma fonte de dor.

O último conflito de 11 dias entre Israel e a Faixa de Gaza, governada pelo movimento islâmico Hamas, foi uma tragédia humana principalmente para os palestinos. Mas as bombas israelenses também mataram muitos animais de estimação, sendo outra fonte de dor e angústia.

Nerimane, de 9 anos, está inconsolável depois da morte de um de seus dois peixinhos dourados. "Fiquei tão triste quando Hooriya ('Sereia' em árabe) morreu que chorei ao enterrá-la no campo", conta a garota.

Em 13 de maio, seus vizinhos receberam uma ligação de um oficial israelense para informá-los sobre um ataque iminente a um banco perto de sua casa em Gaza.

A família fugiu e, enquanto as bombas caíam, Nerimane não parou de se preocupar com Alloosh e Malloosh, dois periquitos que ganhou de presente de seu pai quando tinha seis anos de idade, e seus peixes Hooriya e Hoor ("Beleza" em árabe).

Ao voltar para casa, encontrou sua cama coberta de escombros e vidros quebrados. Ela lembra:

Eu ouvi Alloosh e Malloosh cantando sob os escombros e encontrei o aquário em pedaços."

Em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, ela é vista com seu primo resgatando Hoor.

Medo e fome

Morte de animais de estimação em ataques é outro trauma para crianças de Gaza - MOHAMMED ABED/AFP - MOHAMMED ABED/AFP
Veterinário atendendo uma gatinha na clínica em Gaza
Imagem: MOHAMMED ABED/AFP

Outros donos de animais de estimação tiveram que pedir ajuda à clínica veterinária de Mutassem Qaddoura na cidade de Gaza.

"Minha gata está apavorada desde a guerra. Ela se recusa a comer e seu pelo está caindo", relata Amani Abou Shaaban, segurando o animal contra o peito na sala de espera.

Até o toque de telefone a assusta".

O veterinário Mutassem Qaddoura examina gatos com patas quebradas, desidratados, desnutridos. "A situação dos cuidados veterinários é terrível em Gaza", ressalta o médico.

O palestino Mahmud Abu Edda com seu cachorro - MOHAMMED ABED/AFP - MOHAMMED ABED/AFP
O palestino Mahmud Abu Edda com seu cachorro
Imagem: MOHAMMED ABED/AFP

"Usamos máquinas de raio-X feitas para humanos e parafusos ortopédicos para ossos de crianças", acrescenta.

No sul da cidade, Adel al-Wadia, de 30 anos, tentava alimentar os animais no principal abrigo para cães do enclave. "Eles gritam de medo e fome, isso me deixava triste, então arrisquei chegar o mais perto possível para lhes dar comida", conta ele.

Dezenas de animais escaparam durante o conflito e vários deles foram feridos ou mortos.

Bombardeios em Gaza

De 10 a 21 de maio, 254 palestinos, incluindo 66 crianças, foram mortos por bombardeios israelenses contra Gaza, segundo autoridades locais. Mais de 1.900 pessoas ficaram feridas no enclave palestino. Em Israel, o lançamento de foguetes deixou 12 mortos, incluindo uma criança e uma adolescente, segundo relatórios da polícia.